Dia do Doador de Sangue é celebrado na Câmara Municipal

por victor.farias — publicado 21/11/2019 18h25, última modificação 21/11/2019 18h25

Visando incentivar a doação de sangue, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta quarta-feira, 20, Ato Solene para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa partiu do vereador e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa, doutor Jakson Ramos.

Durante o Ato, foram entregues Moções de Aplauso ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em especial aos servidores, e também a doadores de sangue e/ou plaquetas. Em sua fala, o vereador destacou a importância do Centro na preservação da vida, e salientou a necessidade de as pessoas doarem sangue, especialmente no período festivo, como é o caso do Natal e Ano Novo, quando a demanda aumenta.

"O Hemoacre é uma instituição da maior importância no Estado do Acre que vem salvando vidas há 31 anos, então essa é uma forma de honrar o trabalho realizado pelos servidores e por cada um dos doadores que salvam inúmeras vidas. Também precisamos deixar claro para a população, especialmente nessa época do ano em que a demanda aumenta, o quanto esse ato é importante para a preservação da vida", destacou Ramos.

A gerente geral do Hemoacre, Josiane Bezerra, reforçou a importância do papel do Centro para a execução dos atendimentos nas unidades de saúde do Estado. "Sem o Hemoacre, as unidades de saúde não teriam como trabalhar, pois, o médico pode ser o melhor possível, porém, se o paciente precisar de sangue, ele [o médico] não vai poder fazer nada, a não ser que uma pessoa faça sua doação. Nós chamamos os nossos doadores de sangue de super-heróis da vida real, porque é isso que eles são (...) um doador pode salvar até quatro vidas com uma única doação, se for criança até 10, mas não é fácil convencer alguém a doar sangue. A maioria diz que tem medo da agulha, mas eu costumo falar que se você se colocar no lugar de um pai ou uma mãe do Unacon que está esperando uma doação para seu filho sair daquele quadro, com certeza não vai lembrar do tamanho da agulha, e fará sua doação”, ponderou Josiane.

Entre os homenageados estava a estudante Ingrid Barros que fez sua primeira doação aos 16 anos, este ano. Para ela, doar sangue é um ato de amor ao próximo. “A pessoa que eu doei estava precisando muito, então eu tomei essa decisão para ajudar e eu pretendo continuar doando a cada três meses. Estou bastante feliz por receber essa homenagem”, disse a jovem.

Além de Ingrid, receberam Moção de Aplauso os doadores Vitor Oliveira de Souza, Lincoln Alves Lopes Pessoa e James Pinheiro Braga.

Doações

Durante o Ato Solene, o Hemoacre disponibilizou sua unidade móvel de captação para receber doações dos servidores da Câmara. A estudante Rita Ramos aproveitou a oportunidade para doar. Segundo ela, é importante ter empatia pelo próximo.

“Eu vejo que a doação de sangue, assim como a doação de medula óssea e órgãos, são atos simples que nós podemos fazer, como um gesto simples de humanidade e mais do que isso, acredito que é um dever, um ato de amor. Então eu não poderia perder a oportunidade para ajudar, porque quem sabe um dia não serei eu a precisar de doações? Nós precisamos ter empatia pelo próximo”, disse Rita.

Na próxima segunda feira, 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoacre terá uma programação especial para homenagear os doadores. A programação se estende das 8h ao meio dia. O Hemoacre fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 2787 – Bosque.