Criação do Centro de Referência em Atendimento à Dor Crônica é debatida na Câmara

por Marcela Jansen publicado 25/11/2024 13h47, última modificação 25/11/2024 13h47

 

A criação do Centro de Referência em Atendimento à Dor Crônica foi o tema debatido durante a Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Rio Branco na terça-feira, 19, a pedido da vereadora Lene Petecão (UB). De acordo com a parlamentar, a medida visa atender as mulheres diagnosticadas com fibromialgia.

“O centro terá uma equipe multidisciplinar composta por reumatologistas, ortopedistas, psicólogos, fisioterapeutas e acupunturistas, entre outros profissionais. A proposta visa oferecer assistência integral e reduzir as longas filas de espera para consultas e tratamentos especializados”, disse Lene ao apresentar o anteprojeto de lei.

A vereadora destacou ainda que “a proposta é resultado de inúmeros debates junto à comunidade e de um movimento nacional por políticas públicas voltadas para doenças autoimunes como a fibromialgia”. E acrescentou: “caso aprovada, o Centro de Referência em Atendimento à Dor Crônica será um marco no atendimento especializado em Rio Branco, com impacto direto na qualidade de vida de pacientes que enfrentam dores recorrentes”,

A presidente da Associação de Fibromiálgicos do Acre, Lene Queiroz, ressaltou a importância de um Centro de Referência aos pacientes que sofrem dores crônicas. Ele ressalta que a medida desafoga as filas de espera em relação às consultas.

“Tem paciente aguardando consultas há vários meses, alguns até há dois anos para retornar ao reumatologista. A criação desse centro seria um avanço significativo no tratamento de fibromialgia no Estado”, afirmou.

A vice-presidente da associação, Rosilene Queiroz, também presente no debate, reforçou que a criação do centro dará uma qualidade de vida melhor aos pacientes. “Vamos lutar para que esse Centro de Referência saia do papel, pois dará a nós a oportunidade de ter uma vida melhor e com mais dignidade”.

Por fim, o presidente da Associação dos Renais Crônicos do Acre, Vanderli Ferreira, destacou que o Centro de Referência em Atendimento à Dor Crônica coloca a capital acreana como uma referencia na Região Norte. “Poucos municípios no país tem um Centro de Referência e a criação de um aqui em rio Branco nos coloca em destaque na Região Norte”.