Célio Gadelha relata preocupação com aumento de animais nas ruas de Rio Branco

por Marcela Jansen publicado 15/02/2023 16h09, última modificação 15/02/2023 16h09

O vereador Célio Gadelha abordou na manhã de quarta-feira, 15, durante a sessão no parlamento municipal, sobre os animais que moram nas ruas da capital acreana. Na oportunidade, ele questionou as ações do Centro de Zoonoses para conter o aumento do cães nas ruas.

“É uma situação que já me preocupa algum tempo, pois são muitos animais espalhados nas ruas da nossa cidade e muitos acidentes estão ocorrendo por conta disso. Já fui procurado por motoqueiros que me relataram terem sofrido acidentes devido aos animais nas ruas”, disse o vereador ao pedir a exibição de um vídeo que mostrou uma quantidade grande cachorros nas rodovias e calçadas no Bairro 15.

“Não sei como o Centro de Zoonoses tem trabalhado está questão. Antigamente sabíamos que existiam as carochinhas que fazia o recolhimento dos cachorros das ruas da cidade, mas hoje em dia não tenho discernimento do que fazem”, falou Gadelha ao pontuar também sobre a responsabilidade dos donos dos animais. “Não sei por que os donos também não olham para essa situação que se encontra. Eles precisam ser responsabilização de alguma forma por esse abandono”.

Por fim, o parlamentar disse que vai procurar a direção do Centro de Zoonoses de Rio Branco em busca de informações sobre o trabalho realizado no local.”

Vou procurar as pessoas competentes do Centro de Zoonoses para saber como realmente está esse trabalho. Essa é uma preocupação muito grande minha e tenho certeza que de todos os parlamentares aqui. Sugiro que esta Casa faça uma visita lá e converse com os profissionais daquele local”.