Cap. N. Lima homenageia atleta acreano e campeão Mundial de Basquete Masters

por Marcela Jansen publicado 19/09/2023 16h04, última modificação 19/09/2023 16h04

Atendendo a requerimento do vereador Cap. N. Lima, a Câmara Municipal de rio Branco realizou na terça-feira, 19, uma Tribuna Popular onde se destacou o Campeonato Mundial de Basquete Master.

Na ocasião, a Casa Legislativa recebeu o atleta acreano Marcel Lima Mourão, que conquistou o título de campeão Mundial de Basquete Masters, ao lado da seleção brasileira, que derrotou a seleção da Argentina por 84 a 63, no dia 3 de setembro, na cidade de Mar Del Plata.

O atleta expressou sua satisfação por representar tanto o Acre quanto o Brasil. “Representar o Acre e o Brasil na conquista de um título Mundial é fantástico. A competição foi do dia 24 de agosto a três de setembro, e fui pela seleção brasileira 45+”, disse ele. E acrescentou: “uma competição com vitória importante para todos, trás visibilidade, eleva e incentiva a prática esportiva, principalmente quando se fala em educação”.

A Câmara também recebeu o presidente da Associação de Basquete Master, Alberdan Lopes, que agradeceu a Casa Legislativa por ter aprovado proposta em que declara de Utilidade Pública a entidade.

“O vereador Fábio Araújo apresentou uma proposta que declara a Associação de Basquetebol Master como utilidade pública, tendo sido aprovada por unanimidade aqui. Portanto, gostaria de agradecer aos senhores pelo apoio”, disse Lopes ao destacar o objetivo da associação.

“Nosso foco é fomentar o esporte na categoria Master, que é para os atletas acima de 30 anos, que já foram atletas e já enceraram a carreira. Muitos deles ainda têm uma vida esportiva ativa e acabam por contribuir de outra forma com o fortalecimento do esporte”, falou.

Alberdan também falou sobre os desafios enfrentados pela associação. “Como todos sabem é muito difícil começar o esporte sem recursos públicos ou recurso nenhum, então peço apoio dos vereadores para engajar nessa causa de apoio ao esporte. O nosso atleta Marcel Mourão foi convocado para a seleção brasileira de Basquetebol Master, que é o sonho de todo atleta, e esse sonho só foi possível por que o próprio Marcel tirou recursos do próprio bolso para custear as despesas”, frisou.

O autor do requerimento, vereador Cap. N. Lima, reforçou a importância do pode público apoio o esporte no município. “Somos consagrados os melhores e maior basquete do mundo todo, mas o incentivo é zero. Temos o exemplo de Marcel, que foi convocado para a seleção brasileira a fim de participar do Campeonato Mundial de Basquete Master, onde o Brasil saiu vitorioso, mas sem incentivo do país ou qualquer outro órgão”, disse o vereador.

N. Lima finalizou parabenizando o atleta acreano e colocou o mandato a disposição para ajudar no fortalecimento do esporte acreano.

“Quero parabenizar o Marcel, que também é meu sobrinho, criado na Seis de Agosto. Esse atleta muito orgulho nosso estado, nosso município. Nós vamos estar aqui ajudando e faremos o que tiver ao nosso alcance. Se a associação tiver com a documentação pronta vamos mandar o recurso para que vocês possam fazer os campeonatos e despertar as crianças, os jovens, adultos a participar do basquetebol e de princípio”, disse o parlamentar ao destinar R$ 15 mil em emenda parlamentar à entidade.