Câmara promove audiência pública para apresentação do Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas da Saúde Municipal

por Lumarques — publicado 14/07/2021 14h05, última modificação 14/07/2021 14h05

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta quarta-feira (14) audiência pública para discussão e análise do Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas, referentes às ações no nível de atenção primária de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, programadas e executadas no 1° Quadrimestre de 2021.

A sessão foi presidida pelo vereador Raimundo Castro (PSDB), e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, senhor José Augusto Pinheiro da Silveira, presidente do Conselho Municipal De Saúde e Socorro Santana, Secretária Executiva Do Conselho de Saúde de Rio Branco.

Durante a reunião que aconteceu de forma remota, o secretário Frank Lima pontuou as ações de enfrentamento desenvolvidas durante a pandemia e as calamidades naturais, como as cheias dos rios e igarapés, e comemorou os resultados positivos da gestão. Com o apoio de técnicos da pasta, apresentaram ainda, dados estatísticos, planilhas comparativas, indicadores e gráficos, todos ilustrando os avanços conquistados e as metas almejadas para o próximo quadrimestre.

Após a apresentação do relatório, vereador Ismael Machado (PSDB indagou acerca das ações previstas e investimentos à vista, visando à ampliação do atendimento odontológico no município.

Em resposta, o secretário relacionou os efeitos da pandemia, bem como novas orientações sanitárias do Ministério da Saúde à baixa cobertura das ações voltadas à saúde bucal.

“Nós estamos nesse momento sendo regida por uma portaria nacional e regional do Ministério da Saúde que ela tem a odontologia como um serviço de alto risco, como essa doença transmissível principalmente pela saliva isso gerou esse impedimento das atividades. Mas como nós estamos no ambiente sanitário melhor, já estamos nós preparando para que assim que chegue na bandeira verde nós possamos ter os consultórios funcionando” afirmou o secretário.