Câmara Municipal realiza homenagem aos agentes penitenciários a pedido do vereador João Marcos Luz, que afirma: 'Em prol da PEC da Polícia Penal'

por victor.farias — publicado 03/09/2019 17h31, última modificação 03/09/2019 17h31

O vereador João Marcos Luz (MDB) realizou um ato solene na manhã desta terça-feira, 03 de setembro, na Câmara Municipal, para homenagear os agentes penitenciários de Rio Branco pelo importante trabalho realizado na cidade de Rio Branco diante de todos os riscos da profissão.

"Este ato é uma forma, também, de ampliar o apoio em prol da pauta da PEC da Polícia Penal. São pessoas que prestam um serviço de grande relevância, colocando suas vidas em risco para proteger a sociedade e, também, na busca para recuperar pessoas que erraram e estão pagando pelo crime de cometeram. Digo a vocês que o requerimento foi aprovado por unanimidade. Esta Casa está com os agentes, que estão certamente pleiteando espaços e direitos. Os agentes têm o sentimento desta Casa em relação à PEC da Polícia Penal", frisou.

Na ocasião também foi expedida Moção de Aplausos ao presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Betho Calixto.

"Agradeço ao vereador João Marcos Luz pela homenagem. O IAPEN tem feito seu trabalho constantemente para garantir a segurança de todos. Está sendo discutido novamente no Congresso Nacional a PEC da Polícia Penal. É necessário que seja aprovada porque o agente penitenciário é indispensável. Precisamos do reconhecimento e valorização dos agentes penitenciários, que já deveriam ter os mesmos direitos das outras carreiras policiais", destacou Calixto.

O presidente da Associação dos Agentes Penitenciários, Eden Alves Azevedo, reforçou o discurso.

"Nosso estado saiu em caravana em apoio. Estivemos no Planalto. A aprovação desta PEC vai diminuir muito a violência. Vai dar respaldo para o agente trabalhar. Estamos fazendo de tudo para que essa PEC seja aprovada", disse.

De acordo com o agente penitenciário Arlenilson Cunha a profissão é considerada uma das mais perigosas do mundo e, desta forma, espera que o reconhecimento da Câmara de Rio Branco se estenda pelo Brasil.

"É uma satisfação estar na Câmara Municipal recebendo apoio dos vereadores. Minha gratidão, principalmente, pela iniciativa do vereador João Marcos Luz e pelo reconhecimento de todos os nossos representantes. A profissão de agente penitenciário é de risco altíssimo. É a segunda mais perigosa do mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Estamos numa luta de 15 anos pela PEC 372. Quero parabenizar os nossos representantes. Saio daqui feliz e espero que esta homenagem sirva de exemplo para outras Câmaras Municipais", declarou.