Câmara Municipal discute formas de Prevenção do Suicídio
Na manhã desta terça-feira (12), foi realizada na Câmara Municipal de Rio Branco, uma Audiência Pública, que teve como meta, debater políticas públicas e propostas que venham prevenir as tentativas de suicídio no Estado.
Além dos parlamentares participaram da sessão, profissionais da área da Saúde Municipal e Estadual, Médicos Psiquiatras, psicólogos, representantes do Conselho Municipal de Saúde, o Promotor de Justiça na área de Saúde Gláucio Ney Shiroma e membros da Sociedade Civil Organizada.
Andréia Vilas Boas, Coordenadora do Núcleo de Prevenção de Suicídios (NPS), ressaltou que a situação do suicídio precisa ter um olhar mais cuidadoso. “Nós estamos vivendo um momento de crise, as pessoas que dão entrada no HUERB, precisam dar continuidade ao atendimento, porque quem tenta se suicidar, não faz somente uma vez”.
Andréia destacou ainda, a importância da implementação de psicólogos em Unidades Básicas de Saúde. “Nós precisamos de mais profissionais atuando na área de saúde mental, necessitamos de psicólogos atendendo nos postos de saúde e nas escolas”.
O requerente da Audiência Pública, o vereador e primeiro-secretário da Câmara Municipal Dr. Jakson Ramos, destacou que após a audiência, serão feitos encaminhamentos para a gestão estadual e municipal e Ministério Público, para que os planos debatidos possam fazer a diferença na vida dos cidadãos acreanos. “Nós temos aqui um embrião forte, que pode sim fazer mudanças dentro dos planos, que consideramos fundamentais para dar uma assistência adequada aos transtornos mentais e comportamentais da população de Rio Branco e demais municípios do Acre”, enfatizou.
Assessoria