Câmara entrega Título de Cidadão Rio-branquense ao ex-presidente Jair Bolsonaro

por Marcela Jansen publicado 22/03/2024 18h25, última modificação 22/03/2024 22h17

Após chegar na capital do Acre, na quarta-feira, 21, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, recebeu na sexta-feira, 22, o Título de Cidadão Rio-branquense em uma solenidade promovida pela Câmara Municipal de Rio Branco. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), às 9 horas, contou com a presença de autoridades locais, entre elas vereadores, o presidente da Casa legislativa, Raimundo Neném, o prefeito Tião Bocalom e o Senador Márcio Bittar.

Concedido por unanimidade em novembro de 2023, o título é uma homenagem de reconhecimento aos serviços prestados por Bolsonaro ao país, e foi proposto pelo vereador João Marcos Luz, recentemente filiado ao Partido Liberal. Além da entrega do título, a solenidade também realizou o ato de filiação do presidente da câmara de vereadores de Rio Branco, Raimundo Neném, ao Partido Liberal.

Durante seu discurso, Neném expressou a sua gratidão e reconhecimento ao ex-presidente Bolsonaro, e o homenageou declarando seu apoio a ele.

"Este é um momento ímpar para os rio-branquenses e para todo o povo acriano, homenageando alguém que tanto contribui para o nosso país, trazendo felicidade aos brasileiros. Capitão, nós estamos com o senhor, o povo brasileiro o ama". Declarou Neném.
O vereador Marcos Luz expressou seu orgulho por propor o título de cidadão rio-branquense ao ex-presidente Jair Bolsonaro, destacando o apoio massivo da população local e elogiando suas ações durante a pandemia, incluindo a construção da ponte do rio Abunã. Ele também criticou o Partido dos Trabalhadores (PT), afirmando que o Acre não tem representantes do partido em nenhuma esfera política, e finalizou expressou seu apoio e gratidão a Bolsonaro por se opor ao PT.

E acrescentou: "nós podemos dizer que o Acre está livre do PT, porque aqui não tem um senador, não tem um deputado federal, não tem um deputado estadual, não tem um vereador, ou seja, nós podemos dizer PT nunca mais, que nosso estado, que brigou para ser brasileiro, seja um exemplo para o Brasil. Presidente Jair Bolsonaro, receba a nossa gratidão, nós valorizamos a importância que o senhor tem pelo Brasil.”

Após receber o título, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, utilizou a tribuna para compartilhar sua trajetória política e criticar a mídia nacional, ele afirmou o uso das mídias sociais em sua campanha eleitoral e sua consequente vitória, também se declarou contra a regularização da mídia, usando de justificativa a liberdade que essas plataformas proporcionam. Além disso, criticou a mídia tradicional, alegando ser alvo de críticas semanalmente.

“As mídias sociais libertaram a gente, e eu me elegi, o marqueteiro foi um filho meu, com telefone celular; por isso, querem censurar as mídias sociais; por isso, querem com aquele projeto lá tirar nossa liberdade, e achar que podemos acreditar nas mídias tradicionais, não são todas ruins, e eu sempre defendi em Brasília a liberdade de imprensa por mais defeitos que elas tenham prestam um bom serviço, até que, por exemplo, eu quase semanalmente apanho.”

O ex-presidente também declarou que seu governo priorizou o atendimento às demandas municipais e reiterou seu compromisso com a liberdade de imprensa, apesar das críticas enfrentadas.

Bolsonaro permanecerá no estado até sábado (23) e sua agenda inclui ainda a participação no ato de filiação do prefeito Tião Bocalom ao Partido Liberal e um seminário no auditório da Uninorte.

(Por assessoria)