Câmara debate sobre as dificuldades de acessibilidade às pessoas com deficiência física em Rio Branco

por Lumarques — publicado 30/09/2021 18h38, última modificação 30/09/2021 18h38

Nesta quinta-feira (30) o espaço Tribuna Popular da Câmara de Rio Branco debateu sobre a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência física. O espaço na tribuna foi cedido ao jovem Jhonatan Barbosa de Vasconcelos, 26 anos, portador da paralisia infantil.

Em sua fala, Jhonatan discursou sobre a importância do cumprimento da Lei 13. 146/2015 que dispõe do direito ao transporte e à modalidade das pessoas com deficiência e chamou a atenção do poder público para a ausência de políticas públicas.

‘’O que me traz aqui não é pra falar de mim e sim para falar principalmente sobre as políticas públicas para pessoas com deficiência, no papel é muito bonito mais na prática é muito diferente do que se ver na legislação’’, lamentou Jhonatan.

Ainda em sua fala, destacou as dificuldades de locomoção para cadeirantes nos bairros da capital e fez um apelo aos vereadores presentes na sessão para que unam forças no intuito de cobrar um plano diretor que inclua acessibilidade.

“A situação dos bairros é ainda pior para uma pessoa com deficiência, imaginem só se um cadeirante tiver uma emergência, como ele irá se deslocar em um bairro com total falta  de estrutura? Senhores, faço o apelo, não é a pessoa com deficiência que tem que se adequar, é o município, peço que essa casa de Leis, tenha sensibilidade com a causa”.

O proponente da Tribuna, o vereador Samir Bestene (Progressistas), destacou a dificuldade que são encontradas nos bairros de Rio Branco para as pessoas com deficiência para realizar a locomoção. E colocou seu mandado a disposição para poder ajuda-los para que possa cumprir a Lei.

‘’ Conte comigo par que essa Lei seja cumprida e fiscalizada e que seja executada pelo poder público, tanto o setor privado para que a gente possa tornar para vocês uma vida com mais dignidade, conte com nosso mandato’,   concluiu o vereador.