Câmara debate ocorrência de partos em locais inapropriados durante Tribuna Popular

por Marcela Jansen publicado 26/09/2023 15h29, última modificação 26/09/2023 15h29

Atendendo a requerimento do senhor Eloiso Ermelindo da Silva, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na terça-feira, 26, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre a ocorrência de partos em locais inapropriados.

Na oportunidade, o requerente destacou a importância de se fortalecer políticas públicas voltadas aos moradores de rua. “Tive conhecimento do caso da nossa Francisca que deu a luz em uma casa abandonada. É um assunto delicado e que precisa ser analisado, pois estamos de uma pessoa que já passou por essa situação em outras ocasiões. O grande ponto aqui é: como o poder público pode ajudar essas pessoas?”, questionou.

Para Eloiso, falta abordagem social por parte do município. Nesse sentido, pediu o apoio do parlamento para fortalecer o debate. “Peço aos nobres vereadores que abracem esse debate e busquem providências. Não vamos esperar que outras mulheres deem a luz em casas abandonadas e nem que a dona Francisca entre na sua 14ª gestação. Isso questão de saúde pública, portanto, peço a ajudar dos senhores”.

Por fim, Silva pediu também melhorias no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP). “A estrutura poderia ser melhor para atender de forma digna as pessoas”, disse.