Câmara debate criação do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, Extrativismo e Aquicultura

por Marcela Jansen publicado 24/05/2023 14h05, última modificação 24/05/2023 14h18

Atendendo a requerimento do vereador João Marcos Luz (MDB), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 24, uma Tribuna Popular no qual debateu a criação do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, Extrativismo e Aquicultura na capital acreana.

Na oportunidade, o parlamentar frisou sobre a importância da criação do conselho para debater as demandas da categoria. “Essa é uma oportunidade de corrigirmos essa falha, especialmente pela importância que tem um conselho representando uma categoria. Como bem foi frisado aqui neste debate, outras possuem conselhos e com os produtores não pode ser diferente”, disse Marcos Luz. E acrescentou: “tenho certeza que essa pauta será de todos os vereadores e juntos vamos criar esse conselho e, posteriormente, fortalecer o debate em torno das demandas dos produtores rurais”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Rio Branco, Rosimilson Ferreira. “É muito importante que a nossa categoria não seja penalizada. Entendermos que a agricultura tem que ter políticas públicas, projetos e programas permanentes, sem afetar a mudança de gestão e o conselho trás esse equilíbrio, trás essa resolução para que as políticas voltadas à agricultura tenham continuidade e não se prendam exclusivamente a quem está no comando da prefeitura”, disse.

O produtor e projetista rural do Polo Wilson Ribeiro, o senhor Antonio Werneck, também presente na tribuna, destacou as dificuldades que os produtores encontram para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “A prefeitura abriu edital do PAA no valor de R$ 800 mil, mas devido os documentos solicitados ser tão extenso que não conseguimos participar em sua totalidade, a gente só pegou R$ 300 mil. Isso ano passado porque este ano nem aberto o edital foi. Com a criação do conselho esses debates podem ser realizados junto à prefeitura, a abertura de editais compatíveis com a realidade do produtor rural”, falou.

O representante da Colônia de Pescadores de Rio Branco, Elias Rego, frisa que o Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, Extrativismo e Aquicultura dará mais valorização ao trabalho dos produtores. “A categoria nunca foi reconhecida e a criação deste conselho fará exatamente isso, irá nos valorizar enquanto profissionais, pois ali serão debatidos temas de extrema importância para nós. Não será algo de trato político partidário, mas de mudanças efetivas para melhorar o trabalho e a qualidade de vida dos produtores”, disse.

Foto Rodrigo Pacheco