Câmara de Rio Branco realiza Sessão Solene alusiva à Semana Nacional de Enfermagem

por Lumarques — publicado 09/05/2022 15h25, última modificação 09/05/2022 21h37

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã desta segunda-feira (09), Sessão Solene alusiva à semana Nacional da enfermagem, com o objetivo de homenagear os profissionais de enfermagem de Rio Branco/AC.

O autor do requerimento, o vereador Adailton Cruz (PSB) iniciou a fala parabenizando os profissionais e comemorou o PL de sua autoria, sancionado nesta manhã pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas) que regulamenta a realização de consultas, prescrições de medicamento, encaminhamentos e a solicitação de exames de rotina e complementares por enfermeiros de Rio Branco.

‘’Uma profissão tão importante e essencial para nossa saúde pública comprovada não só pelo processo pandêmico mais pelo processo histórico da saúde pública municipal do nosso Brasil, ficamos imensamente felizes com essa Lei, pois ela reconhece a importância do papel que cada enfermeiro faz no seu dia a dia, seja o auxiliar, seja o técnico ou seja o enfermeiro para dar o melhor para o nosso paciente, para nossa saúde pública”, comemorou.

O Presidente Do Conselho Regional De Enfermagem Do Acre – COREN, João batista, enalteceu a categoria pela luta diante da pandemia, relembrou a perda de amigos e reiterou as palavras do vereador Adailton Cruz pela aprovação do PL de sua autoria, e Batista comemorou o feito que irá entrar para história como reconhecimento para os enfermeiros.

‘’Perdemos muitos amigos, foram dias tão difíceis, mas que bom que estamos aqui vivos e que vencemos essa pandemia e  esse Projeto de Lei, que graças a Deus nosso vereador Adailton acabou de nos informar que agora é Lei, ele tem algo assim extraordinário, é uma grande conquista receber essa notícia na semana da enfermagem”, destacou.

Outro convidado foi o vereador Da Câmara Municipal De Cruzeiro Do Sul, Gilmar da Saúde (PDT) que também é enfermeiro, frisou a importância dos profissionais de enfermagem e cobrou do poder público valorização à categoria.

‘’No início da pandemia quando muitos profissionais poderão realizar seus trabalhos de casa através de um computador, muitos conseguiram paralisar suas funções (...) nós da enfermagem não podíamos ficar em casa nos protegendo do coronavírus, essa homenagem é muita justa que o reconhecimento à nossa classe não seja apenas  tapinha nas costas e que nós chamem de heróis mas sim que o reconhecimento venha em forma de valorização e um salário digno.”

Na ocasião o proponente da Sessão Solene entregou um singela homenagem a alguns profissionais como forma de reconhecimento pela sua atuação profissional, seja no ensino, seja na assistência e não só no período pandêmico, mas em toda sua história de vida profissional, em um dos setores mais críticos e sensíveis, a nossa saúde.

Os homenageados: Fátima Valência Morais de Sousa; Celene Maria Prado Maia; Gilmar Giles de Oliveira; Antônia Suely Silva de Almeida; Elias Oliveira Lima; Rozilaine Redi Lago; Maria de Jesus Almeida Xavier; Raimunda Rocha Barreto; Eliete Sousa Silva dos Anjos; José Soares de Alencar Filho; Sebastiana Ferreira da Silva; Maria da Glória Wolter; Maria Helena Ferreira da Rocha; Ricardo Leandro de Oliveira; Mediã Barbosa Figueiredo; Raimunda Gomes do Nascimento; Lourenço de Azevedo Vasconcelos.