Bocalom entrega PL na Câmara para ajudar comerciantes prejudicados com a cheia de igarapés e do Rio Acre

por Marcela Jansen publicado 19/04/2023 17h07, última modificação 19/04/2023 17h07

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entregou na manhã desta quarta-feira, 19, na Câmara de Rio Branco, um Projeto de Lei (PL) para ajudar pequenos empreendedores que perderam seus equipamentos de trabalho nas enchentes de igarapés e do Rio Acre.

O valor para o projeto é de R$ 5 milhões, sendo R$ 3 milhões de iniciativa do Executivo municipal e R$ 2 milhões por iniciativa dos vereadores da base do prefeito no parlamento mirim.

"Estou muito feliz em trazer a Câmara municipal esse projeto de lei, onde a prefeitura propunha R$ 3 milhões de reais para ajudar aos empreendedores, sejam eles de pessoa jurídica ou física. Tem muita gente que seus negócios nos bairros, e de repente perdeu tudo. Então, eu estou contente em poder ajudar essas pessoas, claro, triste em função do acontecido, mas a Prefeitura está pautada no bem-estar da população", disse o gestor.

O prefeito destacou o papel do Legislativo municipal nesse projeto.

"Os vereadores sabem disso, e estão ajudando no sentido de ajudar as pessoas. É um recomeço que a gente tá propiciando para as pessoas que perderam tudo. Tem aquele projeto para atender as famílias com geladeiras e outros bens, e a questão dos empresários, sejam eles regularizados ou não, formais ou informais", destacou Bocalom.

O chefe do Executivo ressaltou que isso só foi possível devido à responsabilidade com o dinheiro público.

"Só estamos fazendo isso, graças a Deus e a situação financeira do município, que permite que a gente possa fazer o trabalho, de cuidar bem do dinheiro público. Isso tudo está resultando em uma coisa que nunca foi feita, ou seja, a prefeitura entrando de cabeça para socorrer famílias e os pequenos empresários".

O presidente da Câmara, vereador Raimundo Neném (PSB), disse que o projeto é prioridade na casa, e será votado com urgência.

"Queremos agradecer ao Executivo que está dando celeridade a essa questão. Estamos muito felizes por esse projeto, que daremos celeridade para que seja logo votado, para ajudar às famílias, os pequenos comerciantes que serão
beneficiados, isso o mais rápido possível. São micro e pequenos empresários que perderam tudo na cheia de igarapés e do rio. Então, é um projeto de grande relevância para a nossa cidade", concluiu o parlamentar. (Por Dell Pinheiro)

Foto: Dell Pinheiro