Audiência Pública na Câmara discute PCCR dos servidores municipais

por Lumarques — publicado 23/03/2022 15h15, última modificação 23/03/2022 15h15

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta quarta-feira (23), Audiência Pública proposta pela vereadora Michelle Melo (PDT) para discutir as negociações do PCCR dos servidores municipais. Diversas categorias se mobilizaram para participar das discussões juntamente com os membros da gestão municipal, Helder Paiva – Assessor Especial de Articulação Especial, o Secretário Municipal da Casa Civil, Valtim José da Silva e o Secretário de Infraestrutura do Município, Jonathan Santiago.

A presidente do Sindicato da Educação (SINTEAC) – Rosana Nascimento, demonstrou a insatisfação com a falta de diálogo e disse que a categoria não abrirá mão do que já teria sido acordado com a gestão e cobrou sensibilidade do prefeito Tião Bocalom (Progressistas).

‘’Recursos têm para atender a nossa pauta infelizmente precisa agora ter acessibilidade por parte do prefeito porque ele tem que fazer o gesto, porque nós já cedemos demais, , todas as prefeituras estão pagando parcela única porque só a prefeitura de Rio Branco que não pode? Ficamos com uma situação complicada, é necessário que olhem para condições das escolas, olhem pelas condições dos servidores’’, disse a sindicalista.

O Assessor de Articulação Especial, Helder Paiva, rebateu as criticas e disse que a gestão está aberta a todos os diálogo e que o prefeito tem recebido todas as categorias para as devidas negociações.

‘’Eu espero que desses entendimentos saia o melhor para população, não posso deixar de frisar que essa decisão partiu do prefeito Bocalom de se aproximar dos funcionários, procurar os sindicalistas e procurar em que é como a prefeitura pode contribuir para melhorar os salários de todos’’, disse o assessor especial da gestão.

O Secretário da Casa Civil, Valtim José, ressaltou que mesmo com as negociações e propostas dos sindicatos, a prefeitura terá que seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Tivemos diversas conversas com os sindicatos e vários membros que estão aqui são testemunha, o dialogo sempre esteve existindo agora evidentemente com muito respeito, respeitamos todas as indicações agora tenha certeza de uma coisa vamos cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal ‘’

Questionado pela autora do requerimento, vereadora Michelle Melo (PDT), a repeito das dificuldades de pagar as duas parcelas que o sindicato da educação propôs a prefeitura  do abono salarial e o prazo para o envio do Projeto de Lei para apreciação do parlamento mirim, o Secretário de Infraestrutura do Município, Jonathan Santiago, explanou que já tem se reunido com uma boa parte dos sindicatos para término das negociações e que o o PL deve ser enviado até a próxima semana.

’Não tem como fazer o pagamento em uma única parcela pela mera questão matemática, nós tínhamos uma previsão em 12 outubro e novembro provada aqui em dezembro e veio 33,34% aliado a o fato de estarmos em negociação com todas categorias (...) devemos estar encaminhando semana que vem fica ai os debates a serem feito com os servidores e com a Câmara, nós do Executivo não temos mais como avançar em termo de valores sobre pena de comprometimento do gastos e de fazer com que a folha não seja viável nos próximos meses’’. concluiu.