Após denúncia do vereador Luz, Rbtrans combate ação de transporte clandestino

por victor.farias — publicado 05/02/2020 18h03, última modificação 05/02/2020 18h03

O vereador João Marcos Luz (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, para denunciar a ação de uma pessoa fazendo transporte clandestino em Rio Branco. O mdebista encaminhou para a RBTRANS e mostrou no telão as imagens que recebeu do denunciante. O táxi compartilhado foi pego em flagrante durante operação dos agentes nesta manhã.

"Ontem denunciei aqui um carro fazendo transporte clandestino. Ontem mesmo encaminhei para o secretário da RBTRANS e para o chefe da casa civil porque estamos preocupados com a garantia de ir e vir da maioria. A partir do momento que o Poder Público não age firme corremos grande risco de perder o transporte público coletivo para os clandestinos", frisou.

Luz quer ação do Poder Público para que não ocorra em Rio Branco o mesmo que vem acontecendo na capital de Rondônia.

"Podemos citar um caso no Brasil. Olha o caos que o cidadão de Porto Velho está passando nos últimos meses. Eram 160 ônibus, agora estão operando somente com 60. Vários bairros não estão sendo atendidos. O Poder Público de lá não agiu antes, agora está muito difícil sair da crise. Quero trazer essa reflexão para as autoridades de Rio Branco. Não podemos permitir que as pessoas que mais precisam dos ônibus e os trabalhadores sejam afetados pelos clandestinos. Hoje cedo tive retorno da RBTRANS, que identificou o carro durante blitz no entorno do Horto Florestal. Certamente o motorista foi multado", ressaltou.

No final do seu discurso, o vereador lembrou que em dezembro do ano anterior foi realizada uma reunião com o secretário da Casa Civil, Márcio Oliveira, representantes dos Sindcol e Sinttpac, e alguns vereadores para tentar uma solução para o transporte público. "Há muito tempo esta Casa vem debatendo esse tema. Tivemos uma reunião para que a Prefeitura pudesse garantir o 13° salário e outros direitos dos trabalhadores. Que essas atitudes permaneçam a fim de que essas garantias sejam dadas para que tenhamos um transporte de qualidade e uma tarifa justa para os usuários", concluiu João Marcos Luz.