Antônio Morais cobra do Executivo o envio da lista de execução dos ramais à Câmara

por Marcela Jansen publicado 09/05/2023 18h14, última modificação 09/05/2023 18h14

O vereador Antônio Morais, durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 9, destacou o lançamento do programa Ramais da Dignidade 2023, ocorrido na segunda-feira, 8, pela Prefeitura de Rio Branco, cujo objetivo é recuperar ramais da capital acreana.

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, mais de 50 ramais receberão serviços de drenagem, raspagem, piçarramento e construção de pontes. O programa irá recuperar 1.500 quilômetros de trecho e irão beneficiar mais de 4O mil famílias.

Apesar dos números apresentados pelo Executivo, o vereador pontuou que foi procurado por produtores da Transacreana, residentes entre os quilômetros 40 a 100. Eles alegam que estão fora da lista de execução de ramais da prefeitura da Capital.

“Os produtores me disseram que será p Deracre que fará os ramais da Transacreana. A prefeitura tem um período urbano que tem que fazer pelo menos 3 km e não está nessa programação. Sei que a prefeitura não tem perna para isso, para pegar todos os ramais, mas eles vão ficar desassistidos. O que deu para perceber é que nenhum produtor tem a programação do Deracre para os ramais, estão no escuro, falou Morais.

Na ocasião, o vereador sugeriu a Casa Legislativa para encaminhe um documento a Secretaria Municipal de Agropecuário (Seagro) solicitando a programação de execução de obras nos ramais da Capital.

“Precisamos dessa programação, pois quando o agricultor nos perguntar se o ramal dele está contemplado, poderia responder ao questionamento. Portanto, peço a Mesa Diretora que encaminhe um documento para a Seagro pedindo toda a programação”, salientou.

Morais destacou que a falta de informação tem deixado os vereadores em situação ruim com a população de Rio Branco. “Cito aqui como exemplo o polo Geraldo Mesquita. Já solicitei muitas vezes melhorias ali e a resposta é sempre a mesma, não acontece nada. O secretário da Emurb disse que agora vai sair a recuperação, vamos ver. A zeladoria entrou lá com uma limpeza do ramal, com água e luz, mas ramal está intrafegável.

E finalizou: “vejo que o prefeito Tião Bocalom é uma pessoa muito comprometida e com vontade de fazer as coisas. Vemos que ele vibra e está com dinheiro em caixa, mas o maior gargalo do mandato é a estação. Ontem dava para ver que os olhos dele brilhavam, tinham cinco caminhões, mas mês de maio já começa o verão, então o mês é propício até outubro e novembro dá para fazer muita coisa porque dezembro já começa a chover”.