“Nossa população está precisando urgente de melhorias nos bairros”, destaca Lene Petecão

por Marcela Jansen publicado 16/05/2023 18h22, última modificação 16/05/2023 18h22

Em pronunciamento na sessão de terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Rio Branco, a vereadora Lene Petecão apresentou 84 indicações de melhorias nos bairros da capital acreana. Na ocasião, a parlamentar falou também sobre os bairros que fazem parte do “Programa Ruas do Povo” e estão impedidas de receberem benefícios da gestão municipal por estarem judicializados.

O programa existe há mais de dez anos e foi criado pelo Governo do Estado na gestão passada. Através dele, o Estado recebeu mais de 400 milhões de reais para realizar obras de pavimentação, esgoto, água e drenagem. Porém, parte delas não foi cumprida e nem executada corretamente.

“Nossa população está precisando urgente de melhorias nos bairros. Já foi dito que esse ano o verão vai ser intenso e o próprio Rio Acre já está apresentando seca. Portanto, vai dar para trabalhar bastante, principalmente nesses bairros que estão abandonados devido a judicialização do programa Ruas do Povo”, falou a vereadora.

Disse mais: “o Estado não fala nada e precisamos de um posicionamento do Executivo estadual. E mais, não podemos deixar passar batido o descaso com o qual o governo tem tratado nossa cidade. Até parece que Rio Branco não faz parte do Acre. Fizemos uma importante audiência pública na segunda-feira e não tivemos nenhum representante do Executivo”.

A audiência tratou sobre as enxurradas ocorridas na capital acreana, que ocasionou perdas aos moradores e comerciantes locais. “A população está perdendo tudo nessas enxurradas e se não tiver a mão do Estado, que é muito maior do que a do Município, não vamos conseguir dar o resultado que nosso povo merece”, frisou.

A vereadora citou ainda sobre o suposto recurso que seria destinado para a revitalização do Igarapé São Francisco e outros. “Algumas pessoas citam o montante R$ 200 milhões para a limpeza e revitalização de igarapés, porém, em conversa cm a OAB/AC obtive a informação de que esse valor não existe. Precisamos saber onde está esse valor.”

E acrescentou: “essa deveria ser uma pauta da nossa bancada federal, dos senadores, deputados estaduais. Mas, nenhum deles se interessou em participar da nossa audiência pública de segunda-feira. Parabenizo o prefeito Tião Bocalom por se interessar em solucionar esse problema na Capital”, disse.

Foto Rodrigo Pacheco