“A quantidade de leitos que nós temos hoje é insuficiente para atender a demanda que está surgindo”, alerta Jakson Ramos

por victor.farias — publicado 29/04/2020 17h23, última modificação 29/04/2020 17h23

Durante sessão online realizada pela Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 29, o médico e vereador Jakson Ramos (PT) voltou a reafirmar a necessidade da expansão de leitos de UTI e de tratamento semi-intensivo no Acre, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com o dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) o Acre possui apenas 58 leitos, sendo 43 no Sistema Único de Saúde (SUS) e 15 na rede privada. Recentemente, o MS anunciou ainda a liberação de outros 10 leitos, todavia, de acordo com o vereador, esse número ainda é insuficiente diante da gravidade da pandemia que já matou mais de cinco mil pessoas no Brasil, das quais 16 no Acre. O número oficial de pessoas contaminadas no Estado é de 317.

“Na semana passada eu falei aqui que nós precisamos de mais 70 leitos disponíveis, além dos que já temos, e eu continuo batendo nesta mesma tecla. A quantidade de leitos que nós temos hoje é insuficiente para atender a demanda que está surgindo. Com a transmissão comunitária confirmada, infelizmente muitas pessoas estarão adquirindo [a doença] e não saberão nem de onde, nem de quem. Precisamos multiplicar o número de leitos pelos próximos meses, para passar por essa pandemia de forma menos dolorosa, perdendo menos vidas”, alertou Ramos.

No último dia 7 de abril, a Câmara Municipal enviou – a pedido do vereador Jakson Ramos - um ofício às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde em que solicitava informações acerca do planejamento de ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Estado, no entanto, a resposta encaminhada não foi clara sobre o que está sendo feito a respeito.