‘O pulmão do mundo são os oceanos, a Amazônia é nossa’, diz vereador João Marcos Luz

por victor.farias — publicado 05/09/2019 16h16, última modificação 05/09/2019 16h16

O vereador João Marcos Luz (MDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 05 de setembro, para celebrar o Dia da Amazônia. O emedebista exaltou o pedido do Presidente da República, Jair Bolsonaro, para que as pessoas usem verde e amarelo no dia 7 de setembro (data em alusão à Independência do Brasil) para mostrar que a Amazônia é nossa.

"Hoje, 5 de setembro, estamos comemorando o Dia da Amazônia. O presidente disse uma frase muito importante nesta terça-feira. Ele disse que o maior símbolo que temos no Brasil é o verde da Amazônia. E isto é verdade. Nós sabemos também que o ser humano é o bem mais importante na terra. Quando via a exposição da Floresta como maior que o ser humano, no período que a esquerda esteve no Governo do Acre, eu ficava abismado", destacou.

Luz lembrou o seu tempo no Exército, enaltecido pelo vereador por fazer seu dever de proteger a Amazônia como a população espera. Todavia, criticou a postura de Chefes de Estado de países que querem a Amazônia em vez protegê-la.

"Nós brasileiros temos que ser orgulhosos porque temos o maior tesouro do mundo. No Exército, com 18 anos completo, pude ver o quanto o Exército significa para a população. O Exército ama e defende a Amazônia. Infelizmente, alguns mitos são criados por pessoas que não moram aqui, que não são brasileiras, mas que querem a Amazônia para elas. Inventam que a Amazônia é o pulmão do mundo. É mentira. São os oceanos que são o pulmão, pois eles sim geram o oxigênio. A Amazônia é grandiosa, mas é nossa, não pertence ao estrangeiro. A riqueza e a grandiosidade da amazônia são dos brasileiros. E todo brasileiro tem o sentimento de proteção à Amazônia. Finalizo com um trecho do hino do Exército 'A paz queremos com fervor/A guerra só nos causa dor/Porém, se a Pátria amada/For um dia ultrajada/Lutaremos sem temor'", concluiu João Marcos Luz.