Artemio Costa apresenta PL que beneficia pessoas com fibromialgia

por victor.farias — publicado 30/05/2019 14h28, última modificação 30/05/2019 14h28

O vereador Artêmio Costa (PSB) apresentou a mesa diretora da Câmara de Rio Branco o Projeto de lei que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, Filas Preferenciais, Vagas de Estacionamento preferencial e Criação de Centro de Referência.

De acordo com Artêmio, no dia doze de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial da Fibromialgia, serão realizadas palestras, debates, aulas, seminários a fim de conscientizar a sociedade acera a doença.

“Fui procurado por representantes da Associação Nacional de Fibromialgia. Na oportunidade, eles pediram apoio com relação a esse debate e depois de longa conversa apresento nesta Casa esse PL que versa sobre a criação do Dia Municipal da Fibromialgia, Filas Preferenciais, Vagas de Estacionamento preferencial e Criação de Centro de Referência. Será um trabalho de não apenas de conscientização, mas principalmente buscar estrutura adequada para o tratamento. E nesse sentido, é que a categoria busca a criação de um Centro de Referência para o tratamento da doença, pois não temos aqui em Rio Branco. Conto com o apoio dos colegas ara aprovação dessa matéria.

Fibromialgia

Caracterizada por queixas de dor músculo-esquelética difusa, a Fibromialgia é uma doença dolorosa, de longa evolução, não inflamatória, que acomete em torno de 4% da população mundial.

Pode provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos.

Essa doença é mais comum entre as mulheres, mas todos os sexos e diversas faixas etárias podem ser atingidos. Ela também pode ser adquirida geneticamente.