Vereadores e Gestores se reúnem para debater políticas públicas de Prevenção ao Suicídio

por julianaqueiroz — publicado 20/09/2017 11h22, última modificação 20/09/2017 11h22

Membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal  de Rio Branco e gestores municipal e estadual da área da Saúde, se reuniram na manhã desta terça-feira (19), para discutir assuntos relacionados a prevenção do suicídio em todo o estado do Acre.

A reunião segundo o  vereador e primeiro-secretário da Câmara, Dr Jakson Ramos, teve  como meta, fazer um diagnóstico e tentar encontrar soluções, para melhorar a assistência as pessoas que sofrem de transtornos mentais e comportamentais no Estado do Acre. "Nós vereadores, que fazemos parte da Comissão de Saúde, estamos nos reunindo com psicólogos, gestores e profissionais, que atuam nessa área há décadas, para juntos fazermos um diagnóstico e fazermos proposições, para ampliar a rede de assistência às pessoas que tentam se suicidar", destacou Ramos.

Andréia Vilas Boas, Coordenadora do Núcleo de Prevenção de Suicídios (NPS), ressaltou a importância dessa reunião devido ao aumento considerável de pessoas que tentam suicídio no Acre. " Todos os dias cresce o número de pessoas, que dão entrada no HUERB e nas  UPAS que tentam o suicídio. Nós precisamos de mais profissionais atuando na área de saúde mental, necessitamos de psicólogos atendendo nos postos de saúde e nas escolas” destacou Andréia.

Durante a reunião o vereador Dr. Jakson Ramos, destacou a problemática do suicídio e assumiu o compromisso de levar essa causa a gestão municipal e estadual. "A partir desse encontro faremos um diagnóstico, e iremos fazer proposições e encaminhá-las a gestão municipal e estadual e a deputados estaduais e federais para que unidos consigamos estender essa assistência, para que chegue a toda a população que sofre desses transtornos que pode levar crianças, jovens, adolescentes e idosos á tentativa de suicídio", enfatizou o vereador.