Vereadora Lene Petecão pede criação de comissão para auxiliar vítimas da vacina HPV

por victor.farias — publicado 28/03/2019 16h49, última modificação 28/03/2019 16h49

A vereadora Lene Petecão (PSD) pediu o apoio dos colegas de parlamento para a aprovação do Projeto de Resolução, de sua autoria, que dispõe sobre a criação de uma Comissão Especial para tratar sobre os casos das adolescentes que passaram a ter problemas de saúde após tomarem a vacina contra o HPV.

Lene pontua que as mães foram abandonadas pelo Ministério da Saúde, que até o momento não deu nenhum resposta acerca do caso.  “O descaso não pode continuar. As famílias dessas garotas lutam sozinhas em busca de ajuda para tratar as adolescentes que sofrem com severos efeitos colaterais após ter tomado a vacina contra o HPV. Precisamos de uma comissão que as ampare e dê encaminhamento a esta causa”, disse.

Pedindo urgência nas ações, a vereadora lembra que a saúde das vítimas piora a cada dia. “Quem se dispõe a conversar com os familiares dessas adolescentes escuta que os sintomas pioram a cada dia. Já fizemos uma audiência aqui sobre isso, acompanhamos o sofrimento dessas famílias e precisamos fazer algo com urgência. Peço a sensibilidade de todos os nossos colegas vereadores e principalmente do presidente da Comissão de Constituição e Justiça para que aprove o nosso requerimento”, falou.

A parlamentar frisou ainda que a luta conta com o apoio dos deputados estaduais. “O deputado Roberto Duarte, que já foi vereador nessa Casa Legislativa, também tem tratado desse assunto lá na Aleac. Ele me informou que na semana que vem irá sugerir a criação de comissão da Aleac para dar mais celeridade no debate. É tempo de respostas”, finalizou.