Vereadora Elzinha Mendonça reforça inclusão de autistas na sociedade

por victor.farias — publicado 02/04/2019 10h25, última modificação 08/06/2019 12h54

Conscientização e inclusão. Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 e tem o objetivo principal de difundir informações e esclarecer a população sobre o autismo. O transtorno de espectro autista (TEA) popularmente conhecido como autismo é uma síndrome que representa um conjunto de manifestações características e podem ser causadas por uma ou mais doenças. O autismo pode ter diferentes causas e até hoje não se sabe ao certo sua razão específica.

De acordo com a vereadora Elzinha Mendonça (PDT) muitos avanços foram feitos com os familiares e autistas do Acre, mas destaca, no entanto, que muita coisa ainda precisar ser feita.

“Antes de qualquer coisa precisamos estudar uma forma de diminuir a discriminação e o preconceito que acompanham as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica, são seres humanos que merecem toda a nossa atenção, carinho e cuidados. O meu gabinete já destinou emendas parlamentares para o serviço de atenção ao autista através da secretaria municipal de saúde. Precisamos inclui-los na sociedade. Sempre estarei buscando medidas e projetos para beneficia-los”, frisou.

O Presidente da Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acre, Roberto Derze Craveiro, destaca o trabalho que tem sido feito.

“Precisamos discutir o autismo, sempre fazer mais, contribuir para o bem-estar dessas pessoas tão importantes em nossa sociedade. Tudo o que os autistas precisam é de amor e atenção da nossa parte, são seres humanos normais que possuem um tempo diferente de aprendizado de outras pessoas, mas trabalham, estudam, se casam, constituem família”, frisa.

Nas últimas duas décadas houve um aumento de 30 a 40 vezes no número de identificação de casos de autismo. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.
José Faustino  - assessor da vereadora