Vereadora Elzinha Mendonça realiza visita técnica em área verde do BOPE

por victor.farias — publicado 28/02/2019 15h05, última modificação 08/06/2019 12h59

Sempre lutando e atuando em defesa das causas ambientais e estudando de perto projetos que possam beneficiar o meio ambiente e a população de Rio Branco, a vereadora e presidente da Comissão de Meio Ambiente na câmara, Elzinha Mendonça (PDT), realizou uma visita técnica nas nascentes do igarapé localizado na área verde do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A visita foi guiada pelo ST Ernizio e contou também com a presença do geógrafo Claudemir Mesquita.

De acordo com a vereadora Elzinha Mendonça, a analise do local visa restaurar e preservar a nascente do igarapé presente na área do BOPE.

“O nosso objetivo é de manter o equilíbrio natural. Precisamos falar de meio-ambiente, de preservação ambiental, moramos em uma cidade com uma alta quantidade de água potável, essa água precisa de cuidados, é de suma importância que haja uma verdadeira conscientização não só dos nossos governantes, mas primeiramente da população. Uma das bandeiras do meu mandato é a assistência à natureza. Nossos rios estão secando, a poluição das nossas águas é uma realidade, e tudo o que tiver ao nosso alcance para minimizar os impactos do homem na natureza será feito”, explica.

Nos últimos quatro anos o Brasil vem enfrentando uma séria crise hídrica. O baixo nível pluviométrico, por exemplo, foi um dos fatores responsáveis pelo agravamento da situação, mas infelizmente não é o único. Ambientalistas apontam que o excesso de lixo inorgânico e o aumento do desmatamento nas margens das nascentes dos rios também contribuem para que a água não seja absorvida corretamente pelo solo. No Acre, um estudo realizado pela Ufac em 2017, apontou que se nada for feito, em pouco mais de 10 anos o Rio Acre pode simplesmente desaparecer. O Vale do Rio Acre concentra hoje 64% do desmatamento em todo o estado.

José Faustino  - assessor da vereadora