Vereador Mamed Dankar homenageia jovem acreana vencedora de prêmio na Feira Brasileira de Ciências

por Juliana Queiroz publicado 27/04/2018 11h28, última modificação 27/04/2018 11h28

Atendendo a um requerimento do vereador Mamed Dankar (PT), a Câmara Municipal homenageou na sessão de ontem, 25, a estudante Sarah Evellyn Oliveira Borges. Com o projeto “Superdotação sob a perspectiva da educação inclusiva”, a jovem recentemente conquistou o Prêmio ABRITEC – Certificado de Incentivo a Pesquisa Tecnológica e Científica, durante a realização da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, em São Paulo.

Ao parabenizar a estudante, Dankar pontuou da alegria de propor aos colegas de parlamento o reconhecimento público a conquista de Evellyn. Disse ainda que a jovem é um orgulho para os demais acreanos.

“O simples motivo desta homenagem justifica o tamanho do prestígio e a consideração que temos por essa jovem e pela conquista desse prêmio. Quando vi a notícia de que uma jovem acreana havia sido premiada em uma Feira de Ciências e Engenharia fiquei orgulhoso. É gratificante saber que temos jovens como Sara em nosso Acre. Agradeço aos meus colegas de parlamento que assinaram favoráveis a realização desta homenagem a nova jovem superdotada”, disse o vereador.

O parlamentar pontuou ainda sobre a importância de divulgar a história de Sara para estimular outros jovens a se interessar pela Ciência e, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento do Estado.

“Precisamos divulgar esse feito e incentivar outros jovens a enveredar por esse caminho. Precisamos passar o exemplo da Sara para outras escolas, outros estudantes e mostrar a todos que existe de fato um mundo que reconhece quem se dedica e estuda. Sem falar na contribuição que eles podem dar ao nosso Estado. Desejo, Sara, que a educação lhe proporcione o retorno necessário para sua vida pessoal e profissional. E mais uma vez a parabenizo por esta grande conquista e que tanto no orgulha’, frisou Dankar.

Ao falar sobre a premiação conquistada, Sara Evellyn pontuou que o sonho dela é ver o Acre como uma referência em produção científica. “Confesso que o reconhecimento público não era o meu alvo principal, porém, fico muito feliz com essa homenagem. Estar aqui hoje é gratificante, pois, é uma grande oportunidade de divulgar a ciência, portanto, agradeço ao vereador Mamed Dankar pela sensibilidade de valorizar essa área”.

Evellyn falou ainda sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do Estado. “A metodologia cientifica é algo nos leva a solucionar problemas. Você enxerga um problema na sociedade e usa essa metodologia para resolver. Imagina o que poderíamos fazer pelo nosso Acre se mais pessoas se interessassem pela área. Vislumbro um Estado desenvolvido por meio da Ciência. Que legal seria ver uma manchete nos jornais: Rio Branco respira ciência”, disse.

A feira

A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de ciências e engenharia do País, expondo projetos de todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos por alunos de escolas públicas (que foram 70% das participantes), particulares ou fundações (30%) do ensino fundamental, médio e técnico de todos os Estados brasileiros.

A feira é promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Poli-USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológio (LSI-TEC). Além da

mostra de projetos, conta com atividades (palestras, minicursos e workshops) voltadas para os estudantes e professores finalistas.

Nesta edição, mais de 2.2 mil projetos foram submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 116 feiras de ciência afiliadas.

Assessoria Parlamentar