Vereador Mamed Dankar homenageia jovem acreana vencedora de prêmio na Feira Brasileira de Ciências

por Juliana Queiroz publicado 27/04/2018 11h28, última modificação 27/04/2018 11h28

Atendendo a um requerimento do vereador Mamed Dankar (PT), a Câmara Municipal homenageou na sessão de ontem, 25, a estudante Sarah Evellyn Oliveira Borges. Com o projeto “Superdotação sob a perspectiva da educação inclusiva”, a jovem recentemente conquistou o Prêmio ABRITEC – Certificado de Incentivo a Pesquisa Tecnológica e Científica, durante a realização da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, em São Paulo.

Ao parabenizar a estudante, Dankar pontuou da alegria de propor aos colegas de parlamento o reconhecimento público a conquista de Evellyn. Disse ainda que a jovem é um orgulho para os demais acreanos.

“O simples motivo desta homenagem justifica o tamanho do prestígio e a consideração que temos por essa jovem e pela conquista desse prêmio. Quando vi a notícia de que uma jovem acreana havia sido premiada em uma Feira de Ciências e Engenharia fiquei orgulhoso. É gratificante saber que temos jovens como Sara em nosso Acre. Agradeço aos meus colegas de parlamento que assinaram favoráveis a realização desta homenagem a nova jovem superdotada”, disse o vereador.

O parlamentar pontuou ainda sobre a importância de divulgar a história de Sara para estimular outros jovens a se interessar pela Ciência e, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento do Estado.

“Precisamos divulgar esse feito e incentivar outros jovens a enveredar por esse caminho. Precisamos passar o exemplo da Sara para outras escolas, outros estudantes e mostrar a todos que existe de fato um mundo que reconhece quem se dedica e estuda. Sem falar na contribuição que eles podem dar ao nosso Estado. Desejo, Sara, que a educação lhe proporcione o retorno necessário para sua vida pessoal e profissional. E mais uma vez a parabenizo por esta grande conquista e que tanto no orgulha’, frisou Dankar.

Ao falar sobre a premiação conquistada, Sara Evellyn pontuou que o sonho dela é ver o Acre como uma referência em produção científica. “Confesso que o reconhecimento público não era o meu alvo principal, porém, fico muito feliz com essa homenagem. Estar aqui hoje é gratificante, pois, é uma grande oportunidade de divulgar a ciência, portanto, agradeço ao vereador Mamed Dankar pela sensibilidade de valorizar essa área”.

Evellyn falou ainda sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do Estado. “A metodologia cientifica é algo nos leva a solucionar problemas. Você enxerga um problema na sociedade e usa essa metodologia para resolver. Imagina o que poderíamos fazer pelo nosso Acre se mais pessoas se interessassem pela área. Vislumbro um Estado desenvolvido por meio da Ciência. Que legal seria ver uma manchete nos jornais: Rio Branco respira ciência”, disse.

A feira

A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de ciências e engenharia do País, expondo projetos de todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos por alunos de escolas públicas (que foram 70% das participantes), particulares ou fundações (30%) do ensino fundamental, médio e técnico de todos os Estados brasileiros.

A feira é promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Poli-USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológio (LSI-TEC). Além da

mostra de projetos, conta com atividades (palestras, minicursos e workshops) voltadas para os estudantes e professores finalistas.

Nesta edição, mais de 2.2 mil projetos foram submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 116 feiras de ciência afiliadas.

 

Assessoria Parlamentar

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.