Vereador Luz apresenta laudos que comprovam má gestão da prefeitura e diz que estuda abrir processo de impeachment contra Socorro Neri

por victor.farias — publicado 03/04/2019 15h01, última modificação 03/04/2019 15h01

O vereador João Marcos Luz (MDB) utilizou a tribuna para informar que irá estudar a possibilidade de instauração de um processo de Impeachment contra a prefeita Socorro Neri. Levando um pedaço de asfalto, o emedebista apresentou no grande expediente um laudo técnico concluído pelos engenheiros da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) que comprovam que o serviço realizado pela Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) foi de péssima qualidade.

"Há diversas denúncias de irregularidades e desvios de dinheiro público. O mais grave na atualidade é a infraestrutura de Rio Branco, uma situação de caos. O fato é que recursos públicos têm sido gastos de qualquer maneira nas ruas e sem normas técnicas, causando enormes prejuízos ao erário público. Diante disto, diante do requerimento para a CPI da Emurb estar parada há quase 60 dias, estudo protocolar em breve a abertura de um processo de Impeachment da Excelentíssima Prefeita Socorro Neri, na Câmara de Vereadores, por improbidade administrativa", comunicou.

Luz obteve o laudo técnico da FUNTAC que indica que a Prefeitura, por meio da EMURB, não segue as normas técnicas na aplicação da massa asfáltica nas ruas de Rio Branco e, por isso, o serviço é péssimo e os prejuízos aos cofres públicos incalculáveis. O vereador ainda frisou que a população rio-branquense está indignada com a situação.

"Não podemos permitir que o recurso público seja mal investido. O Relatório da FUNTAC é claro. O laudo aponta que a durabilidade da massa asfáltica é baixa. A Câmara de Vereadores tem a competência exclusiva para processar e julgar o prefeito nas infrações político-administrativas. O ano passado foram gastos 90 milhões segundo a  SEOP. A Emurb disse que foram R$ 16 milhões para tapar buracos, mas o que estamos vendo são diversos acidentes e prejuízos aos bens das pessoas devido a grande quantidade de buracos”, ressaltou.

Segue abaixo algumas informações sobre o relatório da FUNTAC .

Resultados:

- Baixa granulometrica ( fora do estabelecido por norma);

- índice de vazios muito alto ( fora do estabecido por norma);

- índice de estabilidade muito baixo (fora do estabelecido por norma);

- teor de gigante muito alto. (Este é o material mais CARO para fabricação do asfalto)

- um CBR (resistência do material) utilizado muito baixo.

“Estes resultados mostram que o asfalto fabricado e aplicado não está dentro do estabelece a norma, e acarreta diretamente na execução, com serviço de má qualidade e baixa durabilidade do mesmo”,  explicou João Marcos Luz.