Vereador Jakson Ramos indica Mestre Muniz ao prêmio de Cidadão Verde

por julianaqueiroz — publicado 22/08/2017 18h12, última modificação 22/08/2017 18h12

Fundador da Casa de Recuperação Caminho de Luz e do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal - Núcleo Chave de Salomão, José Muniz de Oliveira, 59 anos, mais conhecido como "Mestre Muniz", foi o escolhido pelo vereador e primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, para receber o prêmio de "Cidadão Verde", honraria concedida anualmente pela Casa àqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Por ter uma íntima relação com a floresta em benefício das pessoas, Dr Jakson Ramos acredita que o trabalho desenvolvido pelo Mestre Muniz tem um impacto significante para a sociedade acreana, pois tem ajudado milhares de pessoas a saírem do mundo das drogas utilizando produtos da floresta. "O Mestre Muniz merece sim o nosso respeito e toda a nossa consideração.  O título de Cidadão Verde é um título mais do que merecido e eu tenho a honra de poder indicar ele como sendo um dos recebedores desse prêmio",  afirmou o vereador.

Mestre Muniz trabalha há 25 anos com a cura de dependentes químicos através do chá de Ayahuasca. Em quase três décadas de trabalho  no Centro Espírita e na Casa de Recuperação Caminho de Luz, acredita ter ajudado  milhares de pessoas a abandonar o vício das drogas. “Nós acolhemos milhares de pessoas porque não são só aqueles que se recuperaram, mas também aqueles que visitaram a nossa casa. Hoje temos mais de 500 pessoas que bebem o chá conosco entre os internos e sócios nas 7 unidades de recuperação em todo o Acre”, relata Muniz.

Segundo ele, a preocupação com a floresta está sempre no seu trabalho. “Nós buscamos plantar a chacrona e o mariri, que também precisamos colher. Temos essa relação do plantio do verde, porque se não tiver mais floresta, nós não temos mais o produto pra colher. Nós fazemos essa colheita em uma reserva próximo ao Rio Iquiri em uma área não desmatada, e zelamos por ela, porque nós sabemos que precisamos muito cuidar da nossa floresta", ressalta.

Sobre o prêmio, Mestre Muniz diz que é um grande reconhecimento receber o título de Cidadão Verde. “Eu acho que isso engrandece o nosso trabalho porque, no passado nós éramos até discriminados por trabalhar com o chá. Diziam que não era certo. É um grande reconhecimento que nos fortalece e reafirma que estamos no caminho certo e fico até agradecido pelo Dr. Jakson e toda a equipe de vocês pela homenagem”, finaliza.

Além do título de Cidadão Verde, o vereador Dr Jakson Ramos indicou ainda três pessoas para receberem o Título de Cidadão RioBranquense: os ex seringueiros xapurienses Mauro Francisco Ramos e Sebastião Francisco Ramos, além da professora Hilda Maria Ramos da Silva, mãe do vereador. A entrega dos títulos será realizada em Outubro.

Assessoria