Vereador Emerson Jarude lamenta a falta de jovens eleitos para Assembleia

por julianaqueiroz — publicado 12/10/2018 18h38, última modificação 12/10/2018 18h38

O vereador Emerson Jarude (sem partido) subiu a tribuna na manhã desta quarta-feira, 10, para comentar o resultado das eleições gerais ocorridas no último domingo, 8. O vereador lamentou o distanciamento dos jovens no processo político e a falta deles na próxima legislatura na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Jarude defendeu que para os jovens participarem ativamente como candidatos, possuem a dificuldade de conciliar a carreira profissional e os estudos, e que são necessárias políticas públicas de incentivo a participação da juventude.

Nas eleições municipais de 2016, onde os eleitores escolheram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para legislatura 2017-2020, dos 302 candidatos a vereador entre 18 e 29 anos, apenas 15 foram eleitos, representando 6,5% do total de representantes eleitos.

Para Jarude, a participação da juventude fortalece a democracia, representando a renovação de ideias, projetos, criatividade e inovação. Ao concluir a fala, ele reafirmou o compromisso de seu mandato com a renovação política.

“A renovação política é uma bandeira do nosso mandato. Como agentes políticos, precisamos incentivar a participação dos jovens na política para que possamos renovar não somente os nomes, mas também as ideias”, concluiu.