Vereador Eduardo Farias sugere ao Estado antecipar da campanha de vacinação contra a gripe

por victor.farias — publicado 26/03/2019 17h03, última modificação 26/03/2019 17h03

Com casos confirmados do vírus H1N1 no Acre, o vereador Eduardo Farias (PCdoB), durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 26, na Câmara de Rio Branco sugeriu que o governo do Estado solicite ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe.

Farias pontua que a prefeitura de Rio Branco já fez solicitação e reforça que o Estado deveria fazer o mesmo. “Já temos nove casos confirmados na Capital. Não precisamos esperar que um óbito ocorra para tomarmos alguma atitude. A prefeita Socorro Neri e o Secretário de Saúde do Município, Oteniel Almeida, estão em Brasília para resolver essa questão da antecipação da vacinação contra o H1N1. O governo deveria seguir a mesma linha”.

De acordo com o vereador, a campanha nacional tem previsão de começar no dia 15 de abril, mas, a prefeitura está pleiteando iniciar a imunização cinco dias antes. “Acho correta essa decisão da prefeita Socorro Neri, tendo em vista que além dos nove casos confirmados, existem outros 40 sob investigação. É um número alarmante, sem dúvidas”, disse ao frisar que no estado do Amazonas já ocorreram 31 óbitos.

“Em Manaus já ocorreram 24 óbitos, três em Manacapuru, e Parintins, Itacoatiara, Japurá e Urucurituba com um caso cada. Por isso faço esse alerta ao governo do Estado, a fim de evitar que aconteça aqui o que está ocorrendo no Amazonas”, finalizou.