Vereador Eduardo Farias destaca importância de ampliar o debate sobre o Autismo

por victor.farias — publicado 02/04/2019 17h24, última modificação 02/04/2019 17h24

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em dois de abril, foi tema do discurso do vereador Eduardo Farias (PCdoB) durante a sessão de terça-feira, 2. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O parlamentar, que é autor da lei que instituiu política municipal de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, lembrou que o TEA “trata-se de uma síndrome com causas genéticas e ambientais que compromete o desenvolvimento neurológico do indivíduo, com manifestações de sinais e sintomas complexos e heterogêneos sem cura no presente, mas com possibilidades de tratamento e evolução desde que a pessoa com TEA receba o diagnóstico precoce e intervenção multiprofissional especializada ao longo da vida”.

Na oportunidade, Farias frisou sobre a importância de ampliar o debate.  “Tive a honra de apresentar e ver aprovada nessa Casa uma lei que trata sobre a proteção dos direitos da pessoa com TEA. Uma lei, que por sinal, tem sido muito elogiada até fora do município. Claro que ela precisa ser aperfeiçoada e, nesse sentido, parabenizo a vereador Lene Petecão que suscitou a realização de uma audiência pública nos próximos dias. Essa é uma grande oportunidade de melhorar e fortalecer a lei. É um debate que precisa ser ampliado. É um tema que está na ordem dia da Câmara”, finalizou.