Vereador Dankar comemora a aprovação do PL que institui a Política Municipal de Economia Criativa

por julianaqueiroz — publicado 08/06/2018 16h36, última modificação 08/06/2018 16h36

Os vereadores de Rio Branco aprovaram na sessão de ontem, 7, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Economia Criativa na Capital. De autoria do vereador MamedDankar (PT), a proposta estabelece as diretrizes para o desenvolvimento da economia criativa, que compreende a criação e a produção de bens ou serviços de valor cultural, intelectual, social e artístico.

Antes da proposta ser apreciada pelos parlamentares municipais, o vereador Dankar destacou a importância do PL. Ele pontua que “atualmente, ao se pensar em novas formas de desenvolvimento que ultrapassem a visão exclusiva de crescimento econômico, o termo Economia Criativa entra em pauta, pois busca estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade”.

Dankar lembra que a economia criativa abrange diversas áreas, entre elas, o artesanato, artes visuais, música, moda, audiovisual, design, arquitetura, desenvolvimento de softwares, aplicativos, jogos eletrônicos, dentre outras. Ainda de acordo com o vereador, estima-se que no Brasil exista mais de 240 mil empresas atuando na economia criativa, o que equivale a 2,9% do PIB.

A proposta

Segundo a proposta, as ações da política devem promover a produção de informação, conhecimento e ampla divulgação sobre a economia criativa; a qualificação e formação de profissionais e empreendedores criativos; e o incentivo a empreendimentos criativos.

“Precisamos transformar a criatividade do rio-branquense em inovação e a inovação em riqueza: cultural, econômica e social. Para que isso se efetive de forma permanente precisamos de pesquisas, de indicadores e de metodologias para a produção de dados confiáveis; necessitamos de linhas de crédito para fomentar esses empreendimentos. Carecemos de formação para competências criativas, de infraestrutura que garanta a produção, circulação e consumo de bens e serviços criativos. A aprovação dessa matéria poderá nos proporcionar tudo isso listado acima”, finalizou.

Assessoria Parlamentar