Vereador Artêmio Costa relata a possibilidade de criação de um batedor de açaí no Ceasa

por victor.farias — publicado 14/02/2019 15h52, última modificação 14/02/2019 15h52

O vereador Artêmio Costa (PSB) fez um breve relato, durante a sessão de quinta-feira, 14, da reunião ocorrida entre os parlamentares municipais e o grupo de trabalho criado durante a audiência pública, onde se debateu a contaminação do açaí e os impactos na cadeia produtiva e econômica da Capital. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 13, na Câmara de Rio Branco.

“A reunião foi bastante positiva. Compareceram cerca de 40 pessoas, sendo 16 batedores, representando os pontos de venda do açaí. Na oportunidade, recebemos documento dos representantes das três esferas: municipal, estadual e federal. Os produtores de açaí também entregaram algumas propostas emergenciais. Não deu para dar os devidos encaminhamentos devido a grande quantidade de pessoas, sendo que algumas delas não haviam comparecido a audiência”.

Disse mais: “A Embrapa entregou a Casa Legislativa um relatório sobre a discussão de alimentos, que será de grande ajuda nesse debate. O secretário de Saúde nos enviou também o modelo de decreto regulamentando toda a questão. A matéria será apreciada na próxima reunião, junto com o grupo de trabalho e a vigilância sanitária estadual e municipal”, disse.

Por fim, o parlamentar explanou sobre a criação de um batedor de açaí na Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA).

“Recebemos também um layout de uma planta, um modelo de um pequeno batedor de açaí a ser implantado na Ceasa, que será destinado a quem não tem um ponto, não tem um lugar específico para bater o açaí. Claro que tudo ocorrerá com a devida fiscalização dos órgãos responsáveis. Em conversa com o secretário da Safra, ele assumiu o compromisso de colocar em prática esse projeto a fim de ajudar a cadeia produtiva e econômica do açaí”.