Vereador Artêmio Costa homenageia profissionais da Comunicação

por Juliana Queiroz publicado 07/04/2017 11h10, última modificação 12/04/2017 13h31

Com o objetivo de homenagear o dia Nacional do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, foi que o vereador Artêmio Costa (PSB), apresentou na manhã desta última quinta-feira, 6, no plenário da Câmara Municipal, uma moção de louvor em homenagem a todos os profissionais da área de comunicação.

 

Em sua fala o parlamentar saudou a todos presentes em especial à todos os comunicadores, "Saudamos à todos os trabalhadores e trabalhadoras que, nas redações de jornais e revistas, estúdios de rádio e TV, nas mídias eletrônicas, escolas e assessorias de imprensa; escrevendo, editando, desenhando, fotografando, filmando, ensinando, narrando ou apresentando notícias em todos suportes conhecidos, exercem esta profissão que é um dos pilares mais visível da democracia", disse.

 

Durante sua homenagem, Artêmio destaca a importância do trabalho do jornalista, onde muitos arriscam sua vida como militantes da notícia, "Homenageamos ainda a todos aqueles que, com condições de trabalho quase sempre aquém do necessário, ajudam a consolidar o estado de direito. Lembramos, neste dia, a saga heróica de militantes da notícia que arriscaram sua integridade, sua liberdade e sua vida", encerrou.

 

 

Histórico

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

 

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.