Rodrigo Forneck vistoria obras do Centro de Atenção ao Autista em Rio Branco

por victor.farias — publicado 02/04/2019 10h24, última modificação 02/04/2019 10h24

Previsto para ser inaugurado em julho, o Centro de Atenção ao Autista (CAA) tem capacidade para atender até 200 famílias. Nesta segunda-feira, 1, o presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Rodrigo Forneck, vistoriou as obras.

O espaço vai funcionar, inicialmente, com duas equipes multidisciplinares – psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional – e vai atender 80 pacientes diagnosticados com autismo.

A novidade do CAA – referência na Região Norte – é que as famílias dos pacientes também serão assistidas por psicólogos. “Além do atendimento específico às pessoas com autismo, o Centro vai ser um local para formação de profissionais que atuam nessa área, que no caso do Acre ainda é muito carente. Aqui, vamos garantir atendimento às famílias de baixa renda”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida.

A Centro de Atenção ao Autista foi construído como anexo da Policlínica Barral Y Barral, no Conjunto Tangará. A obra reúne um investimento de R$ 500 mil, oriundos de recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco e de convênio com o Ministério da Saúde. Os móveis e equipamentos foram assegurados por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Léo de Brito, que alocou R$1 milhão no Orçamento Geral da União para esse fim.

“Viemos conferir a situação dessa obra, que teve muitos entraves burocráticos. A boa notícia é que já estabelecemos um calendário para inauguração e início dos atendimentos. A gente fica feliz em constatar que a Prefeitura tem dialogado com a sociedade civil”, destacou Rodrigo Forneck.

O Centro inova com um serviço pioneiro, funcionando com uma sala de estimulação sensória motora para crianças entre 3 a 12 anos, sala de integração, consultório e atendimento multidisciplinar. A Policlínica Barral Y Barral, que já mantém ações de atendimento aos autistas, continuará dando o suporte necessário ao CAA.

Segundo a representante da Associação Família Azul do Acre, Heloneida da Gama, o Centro representa uma grande conquista. “Cada autista é único, por isso a importância de receberem atendimento especializado e multidisciplinar. O paciente que faz a terapia, consegue torna-se mais sociável e frequentar a escola. Esse espaço vai ser uma referência para as famílias”, salientou.

De acordo com a Secretaria de Municipal de Saúde, 118 pessoas foram diagnosticadas e cadastradas com autismo na Rede Pública de Saúde de Rio Branco. Outras 48 aguardam o cadastramento.

Atendimento garantido

A eficiência da gestão municipal e as emendas parlamentares dos ex-deputados federais, Leo de Brito e Wherles Rocha asseguraram o custeio das duas equipes multidisciplinares até 2020.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck