Rodrigo Forneck questiona formato do Carnaval 2019 adotado pelo Estado

por victor.farias — publicado 07/02/2019 15h45, última modificação 07/02/2019 15h47

O vereador Rodrigo Forneck, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, utilizou a tribuna nesta quinta-feira, 7, para contrapor o formato de promoção do Carnaval 2019, adotado pelo governo do Estado. A atual proposta pode inviabilizar a festa nos bairros, agregando toda a movimentação no Centro de Rio Branco.

O formato institucional de Carnaval nos bairros surgiu em 2013, quando Forneck ainda geria a Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB). Além de envolver a comunidade – principal organizador do evento – a ideia movimenta o comércio, gerando emprego e renda na capital.

A   promoção do evento nos bairros também contribui com os indicadores positivos da segurança pública. Segundo balanço divulgado, à época, pela Polícia Militar (PM), em 2013 os índices de violência caíram drasticamente e continuando em queda nos anos seguinte.

A iniciativa do Estado de promover o Carnaval na Avenida Brasil, no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Marechal Deodoro, pode prejudicar a Prefeitura de Rio Branco que necessita do apoio do governo para estimular a festa nos bairros, tendo em vista em que a parceria nos anteriores sempre existiu.

“Desde 2013 a gente vem apostando na comunidade, com a festa nos bairros, e não podemos deixar isso se perder, aglutinando a festa em um único lugar. As perdas são muitas, como, por exemplo, a menor participação de agentes culturais. A dinâmica econômica das comunidades também vai ser diretamente prejudicada, além da questão da segurança. Ou seja, a gente tem um modelo, que há anos vem dando certo, e que pode sofrer uma grave ruptura”, salientou Rodrigo Forneck.

A preocupação do líder do PT foi endossada pela vice-presidente da Câmara, Lene Petecão (PSB), que concordou com as ponderações de Forneck e sugeriu audiência junto ao governo do Estado para discutir a problemática.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck