Roberto Duarte propõe “Disk Prevenção de Suicídio” e verba para campanha na mídia

por julianaqueiroz — publicado 13/09/2017 14h42, última modificação 13/09/2017 14h42

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta terça-feira, 12, uma audiência pública para debater a Prevenção do Suicídio na Capital. O vereador Roberto Duarte (PMDB) aproveitou para parabenizar os profissionais que se dedicam diariamente à prevenção do suicídio.

“Vou apresentar um Anteprojeto de Lei na Câmara Municipal de Rio Branco para criar o DISK PREVENÇÃO DE SUÍCIDIO. O município deve disponibilizar telefones para o atendimento de pessoa com pensamento suicida, onde a conversa possa acontecer com um psicólogo de forma particular e sem a necessidade de identificar-se, para poder falar abertamente sobre os problemas enfrentados e receber em seguida o conselho do psicólogo”, explicou o parlamentar.

Segundo Duarte, existe um setor no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco que atende potenciais suicidas, mas pessoas que estão enfrentando este problema não buscam atendimento, por exemplo: até agosto de 2017, aproximadamente 140 pessoas deram entrada no Pronto Socorro e não foi para atendimento psicológico, mas para tratar um trauma adquirido na tentativa de suicidar-se.

A outra proposta do vereador está relacionada a destinação de uma parte da verba de comunicação da prefeitura de Rio Branco para veicular campanhas de prevenção ao suicídio nos meios de comunicação.