Reciclar para preservar: Vereadora Elzinha Mendonça visita Projeto Catar

por victor.farias — publicado 01/03/2019 12h55, última modificação 08/06/2019 12h58

Na tarde da última quinta-feira (28), a vereadora e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara municipal de Rio Branco, Elzinha Mendonça (PDT), realizou uma visita ao Projeto Catar. Na ocasião a parlamentar conheceu o importante trabalho feito pelos catadores da região que ajudam substancialmente o meio ambiente e de lá tiram o próprio sustento.

Ainda não são nem 04h da manhã e dona Francisca, 47 anos, autônoma, mãe de quatro filhos e morada da Cidade do Povo já está de pé se preparando para mais um longo dia de trabalho. Até chegar ao local em que Francisca ajuda o meio ambienta e sustenta a família, é necessário pegar dois ônibus e percorrer mais de 10 km entre a sua casa e a Cooperativa Catar, cooperativa de catadores de lixo que reciclam todo e qualquer tipo de material reciclável, incluindo papeis, garrafas plásticas, sacolas e outros materiais que possam ser aproveitados.
Na cooperativa as mulheres que trabalham todos os dias são a maioria, todas lutando, trabalhando com muita força de vontade e sempre sorrindo, agradecidas por mais um dia de trabalho. Dona Francisca também possui diversos problemas de saúde e usa o dinheiro que ganha na separação de lixo para a compra de medicamentos.

“Entre trinta e quarenta pessoas estão cadastradas como catadores do Catar, mas nem todos estão aqui diariamente por conta da distância e do alto custo que é trabalhar sem nenhum tipo de contribuição financeira de outras entidades. No entanto, eu e mais outras três mulheres, incluindo nossos parceiros, estamos aqui diariamente trabalhando de sol a sol, coletando lixo nas casas, nas ruas, nas calçadas e trazendo para a coleta. É um trabalho lindo, que faço com um sorriso no rosto, estou contribuindo com a natureza e sustentando minha família. Não me imagino fazendo outra coisa”, disse.

A catadora comenta a dificuldade que enfrenta todos os dias para poder conquistar o seu lugar na sociedade.
“Eu tenho orgulho de ser mulher, orgulho de ser catadora de lixo, me sinto importante em trabalhar honestamente e viver com dignidade. Depois que saio da cooperativa eu vou pra aula, até ano passado eu assinada todos os documentos com o dedo polegar, carimbando, eu não sabia escrever e hoje eu sei ler, escrever e sempre leio livros. As pessoas são preconceituosas, nos olham na rua com desconfiança, mas o que eu faço aqui todos os dias, o trabalho que é realizado pela cooperativa supera qualquer coisa”, pontua.

A vereadora Elzinha Mendonça avalia de forma positiva a visita e parabenizou o trabalho de excelência feito pelos catadores, em especial as mulheres que estão no local diariamente batalhando pelas suas conquistas.
“O trabalho realizado pelo Catar é impar, é com muita felicidade que vejo todas essas pessoas trabalhando por uma causa muito maior do que para elas mesmas, além de tirarem o seu sustento, esses catadores, em especial as mulheres, tiram leite de pedra. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos vereadores, me sinto honrada em saber que existem pessoas que fazem esse tipo de trabalho tão especial. Eu, Elzinha Mendonça, como parlamentar, mulher e defensora das causas ambientais, estudo vários projetos que contribuem com a manutenção do nosso meio ambiente e estou emprenhada em ajudar ampliar projetos Como esse” explica a parlamentar.

O Projeto Catar foi criado em 2005 e conta com a parceria de catadores de lixo e a Prefeitura de Rio Branco. Cerca de quarenta pessoas são beneficiadas pelo projeto. As pessoas acumulam o material no Catar, recolhendo o material reciclável nas casas e principalmente na via pública, para então prensá-lo e comercializá-lo. A Cooperativa Catar está localizada no Distrito Industrial e desde sua criação contribui de forma positiva no meio ambiente de Rio Branco.

José Faustino- assessor da vereadora