"Quero aprender e devolver esse voto de confiança através do meu trabalho, com muita seriedade e dedicação". Jakson Ramos

por Câmara Municipal de Rio Branco publicado 15/02/2017 17h29, última modificação 15/02/2017 17h29

"Quero aprender e devolver esse voto de confiança através do meu trabalho, com muita seriedade e dedicação". Jakson Ramos 

Jakson Ramos foi eleito vereador com 3,615 votos, estará na Câmara Municipal de Rio Branco defendendo as demandas da população riobranquense. Atualmente ocupa também o cargo de 1° Secretário da mesa diretora. Em um bate-papo com o portal da Câmara Municipal, o parlamentar fala sobre os desafios de seu mandato. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Conte um pouco sobre sua trajetória de vida.

Jakson Ramos – Sou médico, acreano, nasci em Rio Branco, tenho 50 anos idade, venho de uma família simples e humilde, onde meu pai é motorista e minha mãe, professora, me criei no bairro 15, cursei medicina pela Universidade Federal do Pará, fiz minhas especializações em cirurgias pela Universidade de São Paulo USP, sempre tive por conta da própria atividade profissional um pé envolvido nas questões políticas, através de ações sociais e na área de saúde, que sempre me levaram a estar próximo da população.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Durante esse percurso quando surgiu o interesse pela política?

Jakson Ramos – Devido minhas próprias atividades, tanto pessoal quanto profissional, acabei me envolvendo com as ações da política, acredito que a política seja a porta da cidadania, através das ações servimos, salvamos vidas e isso me trouxe um foco muito forte dentro do cenário político. Em dois momentos de minha vida fui candidato a deputado estadual, agora em 2016 terminamos sendo o terceiro mais votado da capital. Aqui dentro da Câmara de vereadores de Rio Branco, entendo que o desafio é estar próximo da nossa população, sentindo e ouvindo seus anseios, apresentando projetos que impulsionem o desenvolvimento da cidade, além de fiscalizar as ações do executivo. Somos uma capital de 12 regionais e precisamos estar presente, ouvindo as pessoas em cada uma delas, recebendo as necessidades que são individualizadas, estar nos bairros atento a todas as demandas, para que possamos propor e indicar junto ao executivo as soluções dos problemas.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Conte um pouco sobre seu trabalho de campanha. Foi um desafio?

Jakson Ramos – Sim. Toda campanha é sempre um desafio, ainda mais quando em todo bairro temos mais de um candidato, e muitas vezes ocorre que dentro da estrutura familiar, de amigos e parceiros de trabalho você sempre tem outros candidatos também, a campanha de vereador é a mais interpessoal de todas as demais, de deputado estadual, federal e as majoritárias, então com certeza foi um grande desafio, mas, nós conseguimos chegar até as pessoas, caminhando bairro por bairro da cidade de Rio Branco, estar presente em todas a regionais apresentado ao povo nossa proposta de trabalho, colocando nossa disposição de estar indo de encontro as necessidades das pessoas que moram nessas regionais e com isso as pessoas entenderam que Jakson Ramos, seria um bom nome para que pudesse estar depositando um voto de confiança e com isso me deram o mandato de vereador.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – O senhor foi eleito com 3,615 votos, como pretende trabalhar para atender as demandas da população rio-branquense?

Jakson Ramos – Vejo que o mandato de vereador nos deixa muito mais próximo das pessoas, eu vejo que como médico, uma pessoa que foi treinada para cuidar das pessoas, para salvar vidas, um compromisso de usar o meu mandato para dar um ponto de parceria, esperança dentro de uma ação política, nos queremos honrar cada eleitor com muito trabalho, fazendo nossa participação dentro da cidade em que nasci, fazer uma ação política que seja vista com bons olhos pela população e acima de tudo para todos aqueles que depositaram esse voto de confiança em nosso nome, e que digam no final desse mandato que fizemos a diferença na vida das pessoas, e que estendemos a mão amiga e solidária a todos os necessitados. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Qual será sua maior defesa dentro da Câmara Municipal de Rio Branco? Existe alguma categoria específica?

Jakson Ramos – Quando você se coloca como parlamentar, primeiro você não é vereador de um bairro apenas, somente de uma regional ou uma bandeira, eu claro, por ser da área da saúde, médico há 25 anos, vou estar tendo uma atenção especial nas questões da saúde, mas, também as questões voltadas a educação, infraestrutura social nos bairros, nas comunidades de periferias que precisam de nosso suporte, apesar da prefeitura estar chegando cada vez mais próximo da população, estar presente com a infraestrutura de rua, de esgotamento sanitário, água, saúde, creches, é de total relevância e nós precisamos ter uma mente e um mandato aberto a todas as causas, então a cidade de Rio Branco é uma cidade que precisa ampliar todos esses fatores. Pelo que temos acompanhado do plano diretor, nas gestões anteriores até 2012 nós tínhamos 17 unidades de saúde, conseguimos ampliar para 23 esse número, e hoje temos 40 unidades de saúde básica espalhadas por toda a cidade. Isso é um avanço significativo na primeira gestão do prefeito Marcus Alexandre, temos também nesse novo plano diretor, a ampliação, já a partir desse ano, na área de creches, quando Marcus Alexandre assumiu a prefeitura, tínhamos apenas 8 creches, ampliamos para 20, isso mostra que já está sendo feito um trabalho adequado, claro que não quantidade que gostaríamos, mas, na quantidade possível, estamos passando um momento de crise, o ano de 2016 não foi fácil, assim como 2015, e o ano de 2017 também não será, mas, se soubermos administrar bem as contas públicas, seja nas instituições do legislativo ou executivo, tenho certeza que iremos poder dar a contribuição que a população tanto espera.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Como o senhor avalia o cenário político estadual e Nacional? 

Jakson Ramos – No cenário político Nacional nos acabamos de passar por uma mudança, onde tivemos o impeachment de uma presidente eleita, tivemos o vice-presidente assumindo, que agora enfrenta também seus problemas jurídicos, hoje, nós brasileiros, enfrentamos problemas judiciais reais dentro da atual presidência da república, com vários ministros sendo afastados por envolvimento dentro desse processo da operação lava jato, isso mostra que no cenário nacional o país está as avessas, nós não sabemos onde tudo isso irá findar, como de fato irá terminar, mas, com certeza, como todo brasileiro, nós esperamos o melhor para o país. No Acre, é claro que essa crise tem seus reflexos, nos estamos vivendo um momento muito difícil dentro do estado, mas, somos um dos estados que se encontra com as contas públicas em dia, quando um setor, sendo esse o político, enfrenta uma crise em que estamos passando, isso, sem sombras de dúvidas reflete na situação econômica do Estado, acredito que precisamos de paciência e rigidez administrativa e a condição de poder construir e se reconstruir, para que possamos voltar a ver o desenvolvimentos do país e dos estados.

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Já existe algum projeto que pretende apresentar na casa legislativa.

Jakson Ramos – Nós temos uma série de indicações, propostas, estamos aguardando a abertura dos trabalhos, temos algumas situações que são ligadas a própria casa, outras a saúde e estrutura de bairros, nós vamos estar discutindo com a equipe sobre os trabalhos, para que possamos estar lançando e fazendo a movimentação do nosso primeiro mandato já a partir do momento em que assumirmos, a partir das primeiras sessões. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Cabe a mesa ordenar e gerir  funcionamento da Câmara e manter a ordem geral das atividades legislativas. O senhor hoje ocupa a função de 1º secretário da mesa, qual sua perspectiva para os próximos dois anos no cargo?

Jakson Ramos – Então, o primeiro secretário é o administrador da casa, nós temos a missão de avaliar contratos da casa, orçamentos, proporcionar aos pares da casa, a tranquilidade de que tudo relacionado ao seu mandato está sendo providenciado, em relação as questões de sessão de ordem da própria casa e do próprio mandato, estamos em sintonia com a presidência trabalhando em cima disso, e com os vereadores, principalmente os que estão em seu segundo mandato, para que também possamos estar ouvindo os mais experientes. Esse é o meu primeiro mandato, o presidente, vereador Manuel Marcos, já está no seu segundo mandato e com isso tem também mais experiência, nós estamos construindo juntos toda a bancada dos 17 vereadores e tentar enxugar do ponto de vista administrativo no máximo possível. Na legislatura passada nos conseguimos fazer uma economia de quase 1 milhão de reais, onde foi devolvido em torno de 900 mil para o executivo municipal, nós queremos dar continuidade nesse processo econômico, já está sendo feito um estudo pela parte financeira da casa, para que possamos enxugar o máximo possível, e conduzir esse mandato de uma forma enxuta e acima de tudo voltado aos interesses das pessoas com bastante transparência. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco – Em uma mensagem final, o que a população pode esperar do vereador Jakson Ramos durante esses quatro anos de mandato?

Jakson Ramos – Muito trabalho, dedicação, aquela mão amiga estendida, acima de tudo é o meu primeiro mandato parlamentar, estarei aprendendo com certeza, mas tudo aquilo que sempre sonhei no ponto de vista político e sempre exerci no ponto de vista profissional, eu quero levar de encontro a nossa população, é claro que todo momento novo é um momento de dúvidas, mas, nós estamos aprendendo junto com as pessoas, juntos com a instituição, e, acima de tudo, tendo a certeza de que queremos devolver para as pessoas o voto de confiança, quando a pessoa vai até a urna e dá o seu voto em um político, ele está depositando ali um pouco de seu coração também, então nós temos que entender que este é um momento mais sublime da democracia, e cada pessoa que está ali, por mais que vivemos em um estado pobre, em uma cidade que muitas são as deficiências, ainda na saúde, na educação, na infraestrutura, no social, nós precisamos entender que as pessoas estão ali entregando o voto de confiança na esperança de um futuro melhor e é isso que eu quero devolver as pessoas, claro que associando ao meu mandato parlamentar a minha vida profissional, nós vamos ter muito a fazer nas questões de saúde e muito a mostrar as pessoas que a politica é um campo sério de trabalho, eu sempre amei a medicina e a política, quero desenvolver as duas, sou médico há 25 anos, exerço meu trabalho na política já há algum tempo, então quero sim aprender e devolver esse voto de confiança através do meu trabalho, com muita seriedade e dedicação.

 

Texto: Juliana Queiroz / Asscom - CMRB

Fotos: Victor Augusto