Projeto de autoria do vereador Roberto Duarte cria Seguro Anticorrupção

por Juliana Queiroz publicado 21/03/2018 10h22, última modificação 21/03/2018 10h22

Nesta terça-feira, 20, o vereador Roberto Duarte (MDB) apresentou um projeto de lei que estabelece mecanismos de seguro para garantir o interesse público nos processos de licitação e a correta aplicação dos recursos públicos. O intuito é criar um Seguro Anticorrupção onde uma terceira pessoa interessada (seguradora) fiscalizará desde a propositura do projeto executivo, o qual passa a ter sua apresentação obrigatória de forma completa, eliminando a possibilidade de editais direcionados, brechas para utilização de materiais inferiores e/ou aditivos inesperados, bem como o fiel cumprimento dos prazos.

 

Segundo Roberto Duarte, nenhuma seguradora desejará pagar o prêmio e essa tomará todas as medidas e cuidados necessários para não ser obrigada a realizar o pagamento.

 

“Passaremos, portanto, a ter mais uma aliada na luta contra a corrupção, somando esforços ao Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Ministério Público e sociedade como um todo”, completou.

 

Países como Canadá e Inglaterra já aplicam em menor escala o sistema seguro-garantia. Nos Estados Unidos têm sido modelo de aplicação desta forma de regulação, sendo esta prática utilizada há mais de 120 anos, conhecido como “Perfomance Bond”.


Assessoria

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.