Mamed Dankar pede melhorias nas condições de trabalho das merendeiras do município

por victor.farias — publicado 02/04/2019 18h16, última modificação 02/04/2019 18h16

O vereador Mamed Dankar (PT), durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 2, na Câmara de Rio Branco, relatou que foi procurado por um grupo de merendeiras que pediram ajuda no sentido de intermediar uma conversa junto a Secretaria Educação do Município. A pauta, melhorias nas condições de trabalho.

“Já há muito tempo que a prefeitura vem sendo bem avaliada na questão da merenda escolar. E esse é um trabalho que vem melhorando a cada ano, porém, alguns pontos ainda precisam ser melhores debatidos. Nesse sentido, a Comissão de Educação da Câmara, da qual sou presidente, decidiu entrar nesse debate junto com a classe e a Secretaria. A categoria quer apresentar suas demandas. Estaremos acompanhando de perto esse tema”, falou.

Dankar frisa que a categoria reivindica a complementação salarial e a possibilidade de um aumento na gratificação que recebem.

“O salário inicial deles é de R$ 968, e com o aumento do salário mínimo, que agora está R$ 998, eles cobram essa complementação. Tem a questão da gratificação também. Eles buscam um aumento desse valor, que atualmente é de R$ 50. Ou seja, eles querem mais reconhecimento, mais valorização e estão corretos”.

Outro ponto abordado por Dankar diz respeito à proporção de merendeiros para alunos da escola. A Instrução Normativa nº 14 de 2014, que regulamenta a questão, frisa que para 150 alunos será disponibilizada uma merendeira. A categoria pede uma mudança nesse ponto.

“Muito aluno para poucos profissionais. A proporção é de merendeiro na escola é de um para 150 alunos. Inviável. Sem dúvida pode comprometer a qualidade do preparo do alimento. Enfim, o que esses profissionais querem é dialogar com a gestão. E vamos intermediar isso. São mais de 300 funcionários que merecem nossa atenção e respeito”, finalizou.