Lene Petecão apresenta PL que permite a presença de doulas em período de trabalho de parto

por Juliana Queiroz publicado 07/03/2017 18h55, última modificação 07/03/2017 19h01

Vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou na manhã desta terça-feira, 07, Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de permitir a presença de doulas em período de trabalho de parto, durante e pós-parto imediato estabelecendo outras providências.

"Não resta dúvida do importante trabalho realizado por essas mulheres/assistentes nomeadas carinhosamente de doulas, sendo elas acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes com a finalidade de prestar suporte contínuo à gestante no cliclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem estar da gestante" afirmou a vereadora.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde a presença da doula neste momento da vida da gestante é reconhecida e incentivada, porque entendem que sua presença eleva a qualidade dos serviços e reduz os custos do parto por diminuírem as intervenções médicas, minimizam os casos de depressão pós-parto e incidem no aumento nos índices de amamentação.

"O principal objetivo dessa Lei é o de amparar a gestante no momento em que ela se sente mais fragilizada, proporcionando assim um parto mais assistido e humanizado, e que nossos bebês nasçam naturalmente e que o bem estar promovido às pessoas esteja sempre em primeiro lugar" encerrou a parlamentar. 

 

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.