"irei trabalhar em defesa da inserção da mulher nos espaços de poder, seu empoderamento e o combate a descriminalização". Elzinha Mendonça.

por Câmara Municipal de Rio Branco publicado 15/02/2017 17h47, última modificação 15/02/2017 17h47

 

Elzinha Mendonça foi eleita com 3.878 votos, uma de suas maiores defesas dentro da Câmara Municipal será a categoria feminina, a parlamentar que está como suplente na mesa diretora fala sobre as perspectivas de sua atuação nos próximos anos. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Conte um pouco sobre sua trajetória de vida?

Elzinha Mendonça - Vim de uma família humilde, de dez irmãos onde sou mais nova, de pais seringueiros, nasci no seringal, com oito anos de idade saí de Assis Brasil com destino à Rio Branco em busca de melhorias através dos estudos, eu acredito que o conhecimento é o maior investimento que fazemos em nossa vida, comecei a estudar com dez anos, hoje acredito que sou uma mulher vitoriosa, não me envergonho de minha origem humilde, muito pelo contrário, me sinto orgulhosa e que hoje eu posso representar uma classe de pessoas que acreditaram em mim.

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Durante esse percurso quando surgiu o interesse pela política?

Elzinha Mendonça - Eu acredito que a política está inserida dentro de casa, no trabalho, na faculdade, na escola, em todos os cantos. Porém tudo começou quando comecei a desenvolver um trabalho na associação dos portadores de hepatites do estado do acre, isso há dez anos. Embora como parlamentar não queira somente essa bandeira, pretendo desenvolver os projetos que me propus, aindaem campanha, coloquei três propostas voltadas para saúde, educação e meio ambiente. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Conte um pouco como foi o seu trabalho de campanha. Foi um desafio?

Elzinha Mendonça - Realizamos um trabalho corpo a corpo, conversando com o povo, apresentando nossas propostas, atingimos para mais de mil de duzentas casas com nossos projetos, o surgimento das propostas vieram a partir do momento de minha experiência com as pessoas, indicações com mais creches foi uma, onde eu passava tinha muitas crianças que eram cuidadas por terceiros, essas necessidades irei buscar atender, sempre em parceira com a mulheres, para que possamos fazer um trabalho em conjunto. Porque eu entendo que sozinhos não podemos fazer nada, então trabalhar com parcerias é fundamental para o desenvolvimento de uma gestão. Foi um grande aprendizado, nós sabemos que a legislação mudou muito, então além do aprendizado lidamos com esse desafio. Sou uma pessoa que não gosto de mandar, mas, estar no meio, interagir e observar, e aí sim poder tomar uma atitude que de fato venha contribuir que nos proponhamos a fazer.

 

Câmara Municipal de Rio Branco - A senhora foi eleita com 3.878 votos, como pretende trabalhar para atender as demandas da população riobranquense? 

Elzinha Mendonça - Nossa metodologia é de ouvir e trabalhar com a verdade, sabemos que nos dias de hoje a política está totalmente desacreditada e criminalizada, hoje o político é tido um ladrão mesmo, quando a pessoa entra na política já surgem as diversas críticas que denigrem a imagem, exemplo desses comentários são: "entrou na política para se dar bem", mas essa não é a realidade a Elzinha pois, eu já tinha uma condição de vida graças a Deus muito bem, não entrei na política com o objetivo de enriquecer, porque isso não cabe a mim. Meu objetivo é de fazer a diferença, e sempre usar a verdade, muitas são as demandas, mas, procuramos atender na medida possível, acredito que a palavra é algo valioso que temos em nossa conduta, e é assim que serei com a população, sempre, sim sim, não não, por seu eu enganar alguém com certeza serei enganada lá na frente, e isso não cabe a minha pessoa e muito menos na minha forma de trabalhar, a boa semente tem que ser plantada no presente, para que lá no futuro venhamos colher um fruto proveitoso. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Qual será sua maior defesa dentro da Câmara Municipal de Rio Branco? Existe alguma categoria específica?

Elzinha Mendonça - Política Públicas voltadas para as mulheres, pois o mundo de hoje no qual mesmo que a mulher tenha alcançado um grande espaço, porém ainda é muito pequeno, isso podemos adequar no próprio meio parlamentar, na Assembléia Legislativa nós temos somente quatro mulheres, na Câmara Municipal nessa nova Legislatura temos somente duas mulheres, então infelizmente eu ainda enxergo assim como grande preconceito, a mulher tem uma força muito grande, irei trabalhar em defesa da inserção da mulher nos espaços de poder, seu empoderamento e o combate a discriminalização. Nos estamos montando uma equipe grande, forte e técnica para que ela possa, auxiliar a Elzinha Mendonça a realizar um trabalho que verdadeiramente atenda os anseios da população. Então a categoria feminina é uma bandeira que estarei defendendo, porém jamais irei desprezar as outras áreas. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Já existe algum projeto que pretende apresentar na casa legislativa?

Elzinha Mendonça - Já estamos trabalhando com propostas em benefício do povo, mas é algo que não quero no momento que não irei divulgar, a princípio só posso revelar que são três projetos iniciais. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Como a senhora avalia o cenário político estadual e nacional?

Elzinha Mendonça - Infelizmente nosso cenário nacional, que reflete com certeza em nosso estado é de total desmoralização, o que eu enxergo é não podemos perder a esperança, não é porque está acontecendo tantas situações, que vamos deixar de fazer o certo, quando eu aceitei a entrar na política eu avaliei muita coisa, eu acredito que ainda exista pessoas sérias que realmente pesam no próximo e tem vontade de fazer o certo em prol do povo, e esse é o meu caso, não porque está todo esse cenário desfavorável que vou perder a esperança e deixar de lutar, pois o que não presta não é a política mas, sim, a conduta de muitos políticos, e isso infelizmente reflete em nosso estado em nosso município.  

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara e manter a ordem geral das atividades legislativas, a senhora hoje tem a função de suplente, qual a sua perspectiva para os próximos dois anos?

Elzinha Mendonça - A melhor possível, eu achei muito importante quando veio o convite, eu achei muito válido, principalmente sendo uma mulher a compor a mesa, as mulheres realmente precisavam ser representadas e uma das coisas que tenho me proposto é de representar bem essa classe. 

 

Câmara Municipal de Rio Branco - Em uma mensagem final o que a população pode esperar da vereadora Elzinha Mendonça durante esses quatro anos de mandato?

Elzinha Mendonça - Deus sempre vai estar no controle de todas as coisas, acredito que toda autoridade é constituída por Deus e se hoje sou uma autoridade como parlamentar mirim eu tenho certeza que irei trabalhar para honrar o desafio que me foi atribuído, e também tenho plena convicção de que se Deus me confiou este trabalho Ele irá me capacitar para poder estar sempre atendendo os anseios da população riobranquense. 

 

Texto: Juliana Queiroz / Asscom - CMRB

Fotos: Victor Augusto