Forneck protesta contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

por victor.farias — publicado 28/02/2019 14h59, última modificação 28/02/2019 14h59

O Brasil foi às ruas nesta quarta-feira, 27, para protestar contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo atual governo de Jair Bolsonaro (PSL). O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck, fez questão de participar da manifestação, que em Rio Branco, ocorreu na praça do Novo Mercado Velho.

Durante o Banquetaço, nome dado ao protesto, os manifestantes ofereceram alimentos orgânicos de graça. A extinção do Consea resulta na desarticulação das redes das Estadual e Municipal que compõem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar. A entidade foi criada no governo Itamar Franco, em resposta ao apelo da sociedade civil, sendo extinto por Fernando Henrique Cardoso e recriado, em 2002, pelo presidente Lula.

“Essa decisão desumana joga mais uma responsabilidade para as prefeituras do Brasil, que já estão sem precarizadas e sem previsão de realinhamento para orçamento público, por parte do Governo Federal. Não podemos permitir que o nosso país volte a fazer parte do Mapa da Fome. Chega de retrocesso. Nenhum direito a menos”, endossou Rodrigo Forneck.

O Consea era um órgão de assessoramento imediato ao presidente da República, formado por membros do governo e da sociedade civil. Todos os assuntos ligados à segurança alimentar e nutricional passavam pelo conselho.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck