Emerson Jarude fiscaliza kits escolares recebidos por escolas municipais

por victor.farias — publicado 28/03/2019 18h50, última modificação 28/03/2019 18h50

O vereador Emerson Jarude (sem partido) apresentou na sessão desta quinta-feira, 28, um relatório inicial da fiscalização dos kits escolares recebidos pelas escolas e creches adquiridos Prefeitura de Rio Branco.  A ação foi solicitada pelos próprios pais e funcionários de escolas que expuseram que os kits foram entregues de forma incompleta, causando transtornos e desconforto entre as escolas e familiares.

De acordo com os gestores das escolas, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulgou uma listas com 16 itens que seriam entregues para os alunos da pré-escola, e outra de 19 itens para as crianças das creches, no entanto, alguns materiais listados não foram entregues.

Toalha, shampoo, condicionador, sabonete líquido, creme dental, papel madeira, tesoura, lápis, borracha, massa de modelar, giz de cera, e outros.  Em todas as escolas visitadas por Jarude, faltava cerca de metade dos itens da lista.

Uma das diretoras das escolas visitadas por Jarude que não quis se identificar, conta que a distribuição dos kits incompletos gerou desconforto entre os pais, que ao saber do compromisso da Prefeitura não se organizaram financeiramente para adquirir os materiais.

Apresentando as notas de recebimento das escolas, Jarude defende que não há dúvidas que a distribuição dos kits foi feita de forma incompleta pela Prefeitura. O vereador exigiu que além de explicações, o Poder Executivo atue resolutamente para resolver o problema.

“Nós estamos encontrando escolas com goteiras, com tetos com risco de desabamento, e até agora a Prefeitura age como se a nossa Educação não tivesse problemas. O que nós pedimos é honestidade! Pedimos que a Prefeitura assuma os erros para que possamos ter a certeza de que eles serão corrigidos!”.

Por fim, o vereador garantiu que continuará a fiscalização até visitar todas as escolas, e que após, encaminhará um relatório ao Ministério Público Estadual (MP-AC). Informações divulgadas pela Prefeitura, afirmam que a aquisição dos kits escolares está avaliada em R$ 1.117.375 milhões.

Assessoria