Elzinha Mendonça apresenta projeto que Institui o Programa Municipal de Segurança Aquática

por julianaqueiroz — publicado 10/11/2017 16h48, última modificação 10/11/2017 16h48

Foi na manhã desta quinta-feira, 09, que a vereadora Elzinha Mendonça (PDT), usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco para apresentar projeto de lei Institui o Programa Municipal de Segurança Aquática, segundo a parlamentar o PL estabelece ações de divulgação e prevenção visando a segurança dos banhistas e praticantes de atividades aquáticas nos rios, igarapés, açudes e em estabelecimentos com piscina e similares.

"população de Rio Branco possui uma forte relação com os rios, fazendo uso da via fluvial para o transporte, utilizando-se das margens dos mesmos para o plantio, prática de pesca tanto para alimentação quanto para o lazer, e, por fim, o gosto de tomar banho nos rios, açudes, igarapés e piscinas". disse.

De acordo com o Corpo de Bombeiros 31 (trinta e uma) pessoas morreram por afogamento no estado. Na capital foram registrados 8 (oito) óbitos de pessoas que se arriscaram a nadar no rio Acre.

Ainda em sua justificativa, Elzinha relata que com a chegada do verão, as altas temperaturas e as formações de pequenas praias às margens dos rios chamam a atenção dos banhistas, que não se preocupam com os riscos de acidentes fatais.

"Nossa proposta é realizar campanhas educativas, informativas e de alerta para que as pessoas tomem cuidado com os rios, igarapés, açudes e piscinas e que não se pode misturar bebida alcoólica com lazer aquático, sob pena de pagar com a própria vida", encerrou.

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB