Câmara aprova projeto que obriga instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais em áreas públicas

por julianaqueiroz — publicado 20/11/2018 18h26, última modificação 20/11/2018 18h26

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados, em áreas públicas e em propriedades privadas de uso público, para crianças portadoras de necessidades especiais.

A propositura é de autoria do vereador Railson Correia (Podemos), segundo o parlamentar, os “playgrounds” instalados em praças, jardins, parques, clubes, shopping centers e áreas de lazer públicas deverão conter brinquedos adaptados para crianças com de deficiência.

“Com este projeto, queremos que todos os “playgrounds” tenham brinquedos desenvolvidos para as crianças portadoras de necessidades especiais, permitindo não só a diversão, a brincadeira, mas, sobretudo, a socialização, a integração e a interação entre essas crianças e as demais, o que propiciará a construção de um futuro melhor em nossa sociedade, com base no respeito entre todos”, justificou Railson.

Além dos equipamentos, os locais mencionados deverão, quando for o caso, ter brinquedos adaptados para atender as crianças com deficiência visual, tais como jogos de tabuleiros e baralhos táteis. Os playgrounds instalados em áreas de lazer públicas deverão conter no mínimo de 20% (vinte por cento) de brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

“A contribuição será fundamental para o desenvolvimento das crianças especiais, já que, deixando, o ambiente homogêneo de instituições especializadas, amplia-se a sua possibilidade de crescimento e desenvolvimento, a partir da troca natural decorrente da diversidade em interação”, encerrou.

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB