Câmara aprova projeto de lei que regulamenta o graffiti

por julianaqueiroz — publicado 24/11/2017 14h20, última modificação 24/11/2017 15h54

 Em decisão unânime, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 20 de 2017, nesta quinta-feira (23), que regulamenta a produção de graffiti nos muros dos espaços públicos da cidade. Com isso, a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) passa a ser o órgão gestor responsável pela autorização das obras.

 “O PL é de caráter educacional e cultural, além de garantir segurança jurídica ao trabalho e à liberdade de expressão dos nossos artistas. A ideia é aproximá-los do Poder Público para que juntos executem ações de valorização da arte urbana, com direitos e deveres claros e acessíveis”, explica Forneck.

A autoria é dos vereadores Rodrigo Forneck (PT) e Artêmio Costa (PSB), líderes das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), respectivamente. A matéria prevê, ainda, a criação do Dia Municipal do Graffiti, que será comemorado em 27 de março.

"Graffite é arte, o Projeto pretende modificar a imagem da nossa cidade, a arte grafiteira é democrática, vem sendo respeitada pela sua estética,  cria e lança novos artistas, integra pessoas que poderiam estar em risco social, valoriza o espaço urbano, além de termos a oportunidade de ter uma galeria de arte aberta à todos, sem fronteiras", afirma Artêmio. 

 

Assessoria