Artemio Costa propõe a criação do Parlamento Jovem Vereador

por julianaqueiroz — publicado 20/10/2017 15h10, última modificação 20/10/2017 16h42

O vereador Artêmio Costa (PSB), apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco na manhã desta, quarta-feira, 20, projeto de lei sobre a criação do 'Parlamento Jovem Vereador'.

Em sua justificativa o Artemio destaca que O Parlamento Jovem irá ocorrer na Câmara dos vereadores uma vez por mês, preferencialmente nas segundas ou sextas-feiras, nestes dias, os vereadores cedem os seus lugares para jovens estudantes de todo o Município. Eles são os vereadores e vereadoras do parlamento jovem, dirigem os trabalhos, apresentam propostas para melhorar as condições de vida do município e falam sobre as suas idéias. 

"A participação de jovens nas atividades que aqui são propostas adquire maior relevância, na medida em que são atividades que procuraram difundir princípios fundamentais como o da liberdade de expressão e o da pluralidade de pensamento, bem como o apreço à tolerância e ao diálogo, a educação política dos jovens estudantes é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade e a vocação política", afirmou.

Ainda em sua defesa o parlamentar ressalta que no Parlamento Jovem Vereador tudo vai ser muito parecido com o que acontece na Câmara dos Vereadores. Dessa forma, os candidatos terão que escolher um partido no momento em que elaborarem as proposições para se inscreverem nas respectivas escolas. "Esses Partidos não são iguais aos Partidos Políticos a que pertencem os vereadores. Os partidos dos vereadores jovens são temáticos. Quer dizer, os temas ou assuntos preferidos dos estudantes é que constituem os partidos. Se um candidato quiser apresentar uma propositura para melhorar o esporte, deverá inscrever-se no Partido do esporte. Se o assunto do seu interesse estiver ligado à Educação, então deverá filiar-se ao Partido da Educação", encerrou. 

 

Juliana Queiroz / Ascom - CMRB